Cães de Guerra (“War Dogs”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

Baseado em fatos reais, a história fala sobre David e Efraim (Miles Teller da série “Divergente” e Jonah Hill de “Ave César!” respectivamente). Amigos desde infância e se reencontram na casa de seus vinte e poucos anos, quando Efraim que já tinha um pequeno negócio de venda de armas pela internet, chama David para ser seu sócio e acabam entrando em licitações de governo a surpreendentemente ganhando algumas por conta de artifícios um tanto ilegais. O problema é que o negócio começa a crescer e mexer muito com eles.

Todd Phillips que fez a ótima trilogia “Se Beber Não Case” conseguiu outro feito nesse seu novo projeto: fez uma comédia que pra se ater minimamente à história real, precisa de momentos sérios. E aqui ele consegue esse revezamento entre humor e seriedade sem prejudicar a narrativa. Ou melhor, ele consegue enriquecê-la ainda mais e demonstrar a profundidade dos personagens – ou pelo menos da dupla de protagonistas – transformando a trama em algo maior do que simplesmente o esquema de armas, mas principalmente o relacionamento entre os dois e como as adversidades conseguem minar uma amizade quando esta já começa em desequilíbrio.

Praticamente uma homenagem ao clássico “Scarface” com Al Pacino, o filme tem estrutura semelhante, frases iguais no meio dos diálogos, um quadro e a vista da empresa de armas como referência e até a cenografia dos apartamentos comprados pela dupla no segundo ato remete ao clássico.

Teller e Hill como sempre emprestam seu carisma aos personagens e nunca deixam a peteca cair com um senso cômico afiadíssimo, mas também com toques dramáticos que sempre chegam na hora certa e na intensidade certa. E se há um destaque estético é para a belíssima atriz cubana Ana de Armas (“Bata Antes de Entrar”) como esposa de David e que mesmo só deixando o filme mais bonito, tem um bom desempenho como contraponto dramático do seu marido.

Mas não tem jeito: voltamos a falar de Phillips e sua condução como diretor foi impecável, pois o emaranhado de fatos são todos bem coordenados e explicados, inclusive como funciona o esquema de fraudes em licitações, passando por toda contabilidade e logística de forma bastante acessível.

“Cães de Guerra” é engraçado ao mesmo tempo em que mostra complexidade e profundidade de seus personagens num ritmo incansável e motivador. Recomendadíssimo!

Curiosidades:

– Os dois personagens com nomes diferentes e interpretados por atores diferentes fizeram uma ponta no filme “Rock am Cabul”.
– Ironicamente o filme fala de armas e a atriz principal se chama Ana de Armas.
– Todas as cenas da Albânia foram rodadas na Romênia. Inclusive a língua que os personagens “albaneses” falam é o romeno. O diretor achou (e acertou) que ninguém ia perceber na hora.
– O verdadeiro David Packouz faz uma aparição logo no início como um cantor num lar de idosos.
– O verdadeiro Efraim não quis participar de nada da produção e ainda processou a Warner Bros depois.
– O próprio cartaz do filme é uma homenagem ao cartaz de “Scarface”:

scar

Ficha Técnica

Elenco:
Miles Teller
Jonah Hill
Ana de Armas
Bradley Cooper
Kevin Pollak
Julian Sergi
Daniel Berson
Patrick St. Esprit
JB Blanc

Direção:
Todd Phillips

Produção:
Bradley Cooper
Mark Gordon

Fotografia:
Lawrence Sher

Trilha Sonora:
Cliff Martinez

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑