Café Society

Genre : , ,
Actor : , , , ,
Country :
Release Date : 2016

Por ser tão prolífico, Woody Allen (“Magia ao Luar“) reveza a qualidade do resultado final de seus filmes entre o mediano e o ótimo, mas sem nunca perder sua consistência temática, visual e dinâmica. “Café Society” fala de um de seus assuntos favoritos, a indústria da fama de Hollywood e como ela muda as pessoas e é capaz de desviar seus próprios sonhos.

Jesse Eisenberg (da saga “Truque de Mestre”) é Bobby, um judeu (tal qual Allen) que vai à Hollywood tentar a vida e é empregado pelo seu tio Phil (Steve Carell, sensacional, de “A Grande Aposta”). Nessa escalada, ele conhece Vonnie (Kristen Stewart de “Marcados Pela Guerra”), a ajudante de Phil que tem aversão à fama, pela qual ele acaba se apaixonando. Só que há dois obstáculos: o suposto namorado dela e os sonhos de ambos que podem ou não se cruzar.

Com diálogos sempre afiados (aliás o melhor aspecto do filme, como de costume), além divide a narrativa, além da história principal, num alívio cômico interpretado fabulosamente por Corey Stoll (“Aliança do Crime”) como Ben, o irmão de Bobby, mafioso e que mata de forma hilária quem encontra no caminho. E o problema (ou não) é que esse segmento é tão inteligente e bem feito que acaba sugando um pouco da força da linha narrativa principal.

Por outro lado, inexplicavelmente Allen quis ser o narrador de uma história que por si só já se constrói sem a mínima necessidade desse tipo de intervenção, tornando a narração redundante e muitas vezes simplesmente chata.

Ademais, o diretor e o elenco brilham encontrando o equilíbrio certo entre drama, comédia e romance, sem negligenciar ou caricaturar nenhum dos gêneros até chegar num desfecho que passa uma dura mensagem sobre seguir seus sonhos, principalmente quando parecem ser mutuamente excludentes. Não é o melhor filme do diretor, mas está a um nível acima dos exemplares, tem atuações maravilhosas e é afinadíssimo no estilo Woody Allen de ser.

Curiosidades:

– Woody Allen despediu Bruce Willis no início das gravações por causa de seu temperamento difícil e dificuldade de lembrar suas falas. Quem o substituiu foi Steve Carrel.
– Quando contratou Kristen Stewart, Woody Allen desconhecia a saga Crepúsculo e nem sabia que ela era tão famosa por isso. Ela fez audição como todos os outros.
– Café Society foi uma expressão cunhada em pelo aristocrata Maury Henry Biddle Paul para descrever “pessoas bonitas” (e ricas) que davam suas festas em restaurantes das grandes cidades cosmopolitas (Nova York, Los Angeles, Paris, Londres, etc).

Ficha Técnica

Elenco:
Jesse Eisenberg
Kristen Stewart
Steve Carell
Corey Stoll
Blake Lively
Anna Camp
Richard Portnow
Sari Lennick
Stephen Kunken
Sheryl Lee
Anthony DiMaria
Parker Posey
Paul Schneider

Direção:
Woody Allen

Produção:
Letty Aronson
Stephen Tenenbaum
Edward Walson

Fotografia:
Vittorio Storaro

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑