Caixa de Pássaros (“Bird Box”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

É uma mistura de “Um Lugar Silencioso” com “Ensaio Sobre a Cegueira”. Ou ainda uma versão bem mais evoluída daquele péssimo filme do M. Night Shyalaman “Fim dos Tempos”.

Sandra Bullock de “Oito Mulheres e um Segredo” é Malorie e se encontra no meio de uma devastação mundial quando um desconhecido organismo faz com que as pessoas se suicidem em massa. Para que isso aconteça, basta elas olharem. Só que o organismo é invisível com poucos sinais de sua presença. Então cabe a ela e um grupo remanescente sobreviver e pouco a pouco descobrir o modus operandi dessa doença ou invasão para se protegerem e achar um lugar seguro.

A diretora Susanne Bier de “Serena” faz o melhor para entreter o espectador com a pouquíssima informação sobre as tais criaturas. Ela vai revelando suas características no tempo certo para que o público tenha pelo menos uma noção do mecanismo que as envolve e coloca o arco de história da protagonista em primeiro lugar o que ajuda a encobrir as perguntas sem resposta.

Também entende de suspense e ação e cria uma ótima atmosfera de tensão usando alguns clichês conhecidos, mas muito bem aplicados ao contexto, além de usar discretos, mas ótimos efeitos especiais para denotar a violência explícita e o caos que os acontecimentos provocam.

Sandra Bullock traz um equilíbrio perfeito entre sua garra de sobreviver e sua fragilidade como mulher grávida (esse equilíbrio também foi perfeito em “Gravidade”) e seu papel tem uma psiquê importante, no sentido da sua aversão a vínculos emocionais e como a narrativa a faz quebrar suas convicções.

Tirando todas essas qualidades, a produção ainda sofre com a incoerência, ou melhor, a dificuldade de definir o que é o fenômeno. Apesar de várias pistas, juntar todas ainda deixa o espectador bem longe de formar alguma idéia do que se passa. Pelo contrário: algumas das pistas contradizem a própria natureza física da criatura, Não se pode falar mais sem dar spoilers, mas junte a cena do monitor de TV com a da floresta e já dá pra se ter uma noção do problema.

Contudo, “Bird Box” sabe deixar os problemas narrativos serem ofuscados pela ótima condução recheada de suspense e potencializado pelo arco emocional da protagonista. Podia apenas demorar um pouco menos.

Curiosidades:

– Sandra Bullock passou 50% do filme vendada. A diretora inclusive queria cortar buracos na venda para Sandra Bullock ver melhor, mas a atriz se recusou.
– John Malkovich costumava ficar falando com os pássaros nos sets de filmagem. Todos achavam estranho, mas sempre que ele falava para os pássaros fazerem alguma coisa simples, eles o obedeciam.
– Há uma cena em que um personagem conta uma história sobre crianças presas num labirinto. É o enredo de “Maze Runner”.
– O personagem Rick (quem fala no outro lado do walkie talkie) tem esse nome em homenagem a Rick Grimes da série The Walking Dead.

Ficha Técnica

Elenco:
Sandra Bullock
Trevante Rhodes
John Malkovich
Sarah Paulson
Jacki Weaver
Rosa Salazar
Danielle Macdonald
Lil Rel Howery
Tom Hollander
Machine Gun Kelly
BD Wong
Pruitt Taylor Vince
Vivien Lyra Blair
Julian Edwards
Parminder Nagra

Direção:
Susanne Bier

Produção:
Dylan Clark
Chris Morgan
Clayton Townsend

Fotografia:
Salvatore Totino

Trilha Sonora:
Trent Reznor
Atticus Ross

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑