Calmaria (“Serenity”)

Genre :
Actor : , , , ,
Country :
Release Date : 2019

Taí um filme que vai dividir opiniões. Tem uma idéia tão disruptiva que o que diz se a produção decola ou não é a maneira como essa idéia é exposta.

Qualquer pista sobre isso entregaria toda a reviravolta do roteiro. Mas podemos falar do que o filme não se trata: Matthew McConaughey de “A Torre Negra” é Baker, um pescador numa ilhota isolada cuja obsessão é capturar um raro peixe, pois lembra do filho que perdeu. Até que ele é visitado pela ex-namorada Karen (Anne Hathaway de “Oito Mulheres e Um Segredo”) que tem um plano de matar o marido que a espanca (Jason Clarke de “O Primeiro Homem”). Enquanto Baker decide se aceita participar desse plano ou não, acaba descobrindo que algo muito maior está acontecendo na ilha.

O diretor Steven Knight de “Redenção” estudou bastante pra fazer com que essa realidade se contextualizasse na reviravolta que se descobre mais a frente e quem for mais adepto ou conhecedor do que vai ser apresentado vai entender várias analogias desde o início. Aliás, o melhor exercício é poder fazer uma análise em retrospecto ao sair do cinema.

Entretanto o diretor comete alguns dos mesmos erros que, por exemplo, M. Night Shyamalan cometeu em “A Dama da Água” de 2006, pois nem sempre suas analogias entre trama e essência são assertivas o suficiente para a absorção do público, o que certamente prejudica o resultado final.

McConaughey acaba carregando o filme nas costas, pois se revela muito mais que o protagonista de um suspense e sua personalidade obsessiva potencializa suas incertezas e suas descobertas.

O desfecho teve a melhor das intenções, funciona emocionalmente até certo ponto, mas poderia ter sido mais enxuto.

Falar mais sobre “Calmaria” é literalmente entregar o jogo, mas é um filme cabeça cujo sucesso vai depender muito da percepção e conhecimento de cada um ao término da sessão. Se no início falei em idéia disruptiva, agora já dá pra dizer que outros filmes exploraram esse tipo de trama, sendo a abordagem o diferencial para melhor ou pior (na minha percepção, pelo menos razoável).

Curiosidades:

(SPOILER – SÓ LEIA SE JÁ TIVER VISTO O FILME!!!)

– Há um side quest no filme baseado num gato que é uma referência direta ao gato de “Matrix” na cena em que se percebe que o gato faz parte do “erro na Matrix”.

Ficha Técnica

Elenco:
Matthew McConaughey
Anne Hathaway
Diane Lane
Jason Clarke
Djimon Hounsou
Jeremy Strong
Charlotte Butler
David Butler
Rafael Sayegh
Michael Richard
Robert Hobbs
Kenneth Fok
Garion Dowds
John Whiteley
Edeen Bhugeloo

Direção:
Steven Knight

Produção:
Guy Heeley
Steven Knight
Greg Shapiro

Fotografia:
Jess Hall

Trilha Sonora:
Benjamin Wallfisch

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑