Cantinflas: A Magia da Comédia (“Cantinflas”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Para quem não sabe, o mexicano Mario Moreno, sob o nome artístico de Cantinflas, foi um dos maiores comediantes das décadas de 40 e 50, ficando praticamente junto a Charlie Chaplin. Chega a ser uma injustiça tão pouca gente no Brasil conhece-lo. O filme dirigido por Sebastian del Amo procura corrigir essa injustiça. Pena que não teve o devido lançamento no Brasil.

Óscar Jaenada, uma das refeições do tubarão de “Águas Rasas”, interpreta com maestria e uma assombrosa semelhança física o protagonista Cantinflas que começou como um sem teto, varrendo as tendas de comédia para por acaso começar a atuar, tendo seu talento descoberto por um olheiro e, pouco a pouco, galgando espaço, tendo seu ápice na participação do filme de Hollywood “A Volta ao Mundo em 80 dias”, pelo qual ganhou o Globo de Ouro de melhor ator, sendo o filme laureado com o Oscar.

A primeira metade da produção é sem dúvida a melhor, pois mostra a metamorfose e criação do personagem Cantinflas, onde o diretor imprime todos os exageros da produção mexicana em prol de enquadramentos cartunescos que funcionam exatamente a favor do contexto cômico.

Já na segunda metade – com a fama garantida – a obra assume um tom mais dramático, mas de uma forma superficial, como se não quisessem tocar na imagem do artista. Seus problemas familiares, casos extraconjugais, brigas com o sindicato dos atores ficam espalhados na narrativa, ocupando pouquíssimo tempo, sendo mal explicado e rapidamente resolvido.

Além da interpretação digna de prêmios de Óscar Jaenada, destaque para a cativante trilha de Roque Baños (“O Homem Nas Trevas”) que consegue transportar o espectador para a época ainda mais que reconstituição de cenografia e figurino.

Cantinflas” tem seus altos e baixos e vale mais como registro histórico do que como obra, a qual não deixa de ser honesta e bem feita.

Ficha Técnica

Elenco:
Óscar Jaenada
Michael Imperioli
Alejandra Prado
Ilse Salas
Alejandro Calva
Bárbara Mori
Ana Layevska
Alfonso Borbolla
Luis Gerardo Méndez
Joaquín Cosio
Andrés Montiel
Cassandra Ciangherotti

Direção:
Sebastian del Amo

Produção:
Adolfo Franco

Fotografia:
Carlos Hidalgo

Trilha Sonora:
Roque Baños

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑