Capitão América 2: O Soldado Invernal (“Captain America: The Winter Soldier”)

Não é de hoje que a Marvel está de parabéns por construir um universo onde praticamente tudo se interliga de forma harmoniosa, seja em filmes de heróis solo ou em sua junção, por mais que a qualidade da história possa ter certa variação. Mas sem dúvida, esta continuação de “Capitão América” foi o exemplar que melhor soube compor os elementos do original, frente aos eventos passados após “Os Vingadores”, as referências aos outros heróis, as deixas dos próximos capítulos, tudo embalado num thriller de espionagem e ação que não deve nada para excelentes produções do gênero.

Steve Rogers (Chris Evans) continua se adaptando ao mundo moderno, principalmente no que diz respeito às diferenças culturais e de caráter das pessoas, enquanto ajuda a SHIELD em suas missões pelo mundo. Numa delas descobre uma conspiração dentro da própria agência, a qual atenta contra a vida de seu comandante máximo Nick Fury (Samuel L. Jackson) e pode destruir o mundo como o conhecemos. Então sem poder confiar em ninguém e caçado por todos, principalmente por outro soldado com aparente superpoderes (o Soldado Invernal do título), conta apenas com a ajuda de sua amiga Viúva Negra (Scarlett Johansson) e um ex-soldado Sam (Anthony Mackie de “O Quinto Poder”) que mais tarde será conhecido como Falcão Negro.

Além dos aspectos já citados, este novo “Capitão América” consegue uma história independente e criativa que não precisa apelar para outros universos, ao mesmo tempo em que atinge uma escala épica onde qualquer outro herói estaria igualmente ameaçado. O atual tema sobre a ética da espionagem versus segurança é discutido aqui com muito mais consistência. Consegue trazer um volume grande de personagens relevantes sem embaralhar a narrativa ou diluir sua importância. Suas cenas de ação são coreografadas à perfeição com efeitos especiais que misturam o vintage mecânico com o mais moderno CGI produzindo uma surpreendente e eficaz combinação.

O elenco volta com força total e imerso completamente no contexto com poucos, mas certeiros momentos cômicos. E as inúmeras referências ao mundo da Marvel vão deixar os fãs hardcore enlouquecidos. Seu desfecho consegue dois grandes feitos: fechar por completo um arco de história e organicamente se estendendo nas cenas após os créditos (são duas) abrir mais possibilidades, o que – adianto – será o mote principal de “Os Vingadores 2”.

Capitão América 2 – O Soldado Invernal” é, desde já, um dos melhores filmes de heróis solo da Marvel dos últimos anos e deve gerar acaloradas e divertidas discussões tanto em fãs quanto em neófitos. É diversão com inteligência em todos os níveis.

Ficha Técnica

Elenco:
Chris Evans
Samuel L. Jackson
Scarlett Johansson
Robert Redford
Sebastian Stan
Anthony Mackie
Cobie Smulders
Frank Grillo
Maximiliano Hernández
Emily VanCamp
Hayley Atwell
Toby Jones
Stan Lee
Callan Mulvey
Jenny Agutter

Direção:
Anthony Russo
Joe Russo

Produção:
Kevin Feige

Fotografia:
Trent Opaloch

Trilha Sonora:
Henry Jackman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑