Capitão Phillips (“Captain Phillips”)

Genre : ,
Actor :
Director :
Country :
Release Date : 2013

Depois de “Vôo United 93” em 2006, o diretor Paul Greengrass do ótimo “O Ultimato Bourne” volta a passar para as telas de cinema um caso real.

Em 2009, piratas somalis tomaram um grande cargueiro americano que passava ao largo da sua costa, sequestraram seu capitão, Rich Phillips e o fizeram refém a bordo de capsula salva vidas por mais de dois dias numa tensão crescente que mobilizou as forças armadas americanas.

O protagonista é ninguém menos que Tom Hanks de “A Viagem” e que há muito tempo não pegava um papel com um nível de atuação tão alto como este. O filme é conduzido de forma a tentar reproduzir no público, a sensação de clausura e tensão, tanto por tomadas fechadas quanto pelo tempo de duração – mais de duas horas – o que traz uma agonia positiva como se uma tragédia fosse ocorrer a qualquer momento.

Grenngrass continua no estilo de direção com imagens dessaturadas e habilidade na edição que consegue transformar sequencias monótonas em cenas com dinamismo para não cansar o espectador, muito ajudado pela fotografia de Barry Ackroyd que já trabalhou com o diretor em “Zona Verde”.

Destaque para os atores que interpretam os piratas que tanto pela compleição física, quanto pela atuação em si, que surpreendem pelo realismo, principalmente o líder da quadrilha, interpretado pelo ator de primeira viagem Barkhad Abdi que – pasmem – trabalhava como chofer nos EUA quando foi escolhido para o papel. Mas é Tom Hanks que brilha no papel principal como um homem comum que passa por uma situação extraordinária. Só a última cena com Hanks já seria suficiente para indicações a prêmios.

Talvez o único deslize da produção foi não ter escalado um ator mais conhecido para o núcleo das forças armadas, pois sem alguém com quem o público se identifique, as cenas (e muitas se passam lá) mesmo importantes parece perderem relevância.

Capitão Phillips” é um excelente thriller que nivela por cima tanto aspectos técnicos quanto artísticos e traz uma visão complexa e realista para uma impressionante história real.

Ficha Técnica

Elenco:
Tom Hanks
Barkhad Abdi
Barkhad Abdirahman
Faysal Ahmed
Mahat M. Ali
Michael Chernus
Catherine Keener
David Warshofsky
Corey Johnson
Chris Mulkey
Yul Vazquez
Max Martini
Omar Berdouni

Direção:
Paul Greengrass

Produção:
Dana Brunetti
Michael De Luca
Scott Rudin

Fotografia:
Barry Ackroyd

Trilha Sonora:
Henry Jackman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑