Casablanca (EUA, 1942)

Genre :

[youtube 0A1-QVu8E50]

Um dos mais belos romances já filmados com um roteiro até hoje original sobre o dono de um bar (Humphrey Bogart, como sempre o mais charmoso dos canalhas) em Casablanca, Marrocos e que faz parte do caminho para aqueles que desejam fugir da guerra. Lá reencontra um amor do passado (Ingrid Bergman) já casada com outro e fica no dilema entre ajudá-la ou não a escapar da guerra junto com seu marido.

O que torna o filme tão envolvente é justamente um clima de puro romance – que é raro em filmes de qualquer época – sem se tornar açucarado demais, graças a acidez do personagem de Bogart e à ambigüidade interpretada por Bergman. Além é claro da trilha sonora inigualável embalada no piano pelo melhor amigo do protagonista, Sam.

Muito imitado (geralmente em produções de TV), mas jamais igualado, a produção do inicio da década de 40 se completa com os belos planos-seqüência do diretor Michael Curtis e com ótimos e inteligentes diálogos. Obrigatório para quem nunca viu e, para quem já viu… “play again, Sam“.

Nota 10


Ficha Técnica

Elenco:
Humphrey Bogart
Ingrid Bergman
Paul Henreid
Claude Rains
Conrad Veidt
Peter Lorre

Direção:
Michael Curtiz

Produção:
Hal B. Wallis

Fotografia:
Arthur Edeson

Trilha Sonora:
Hugo W. Friedhofer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑