Chef

Em pequenos filmes se encontram grandes pérolas. É o caso dessa comédia independente de altíssimo astral dirigida por Jon Favreau (sim, o mesmo de “Homem de Ferro”) e estrelado pelo próprio, como um renomado chef de cozinha que, após ser despedido do restaurante em que trabalhava, resolve abrir um daqueles caminhões de lanche e aproveita para se reconectar com seu filho.

Apesar de serem filmes bem diferentes, consigo compará-lo, pelo menos em tom (ou espírito ou vibe ou como queiram chamar) com o independente, porém sucesso comercial “Casamento Grego”: sua conectividade com o público é imediata e seus conflitos fazem a engrenagem da narrativa evoluir, mas nunca abalam a premissa positiva no geral.

Favreau além de dirigir, faz uma atuação honesta e convincente e traz consigo uma gama de artistas de primeira linha como Robert Downey Jr, a delícia Scarlett Johansson (ambos de “Os Vingadores”) e até mesmo Dustin Hoffman (“Minha Versão do Amor”), além de um elenco de apoio afiadíssimo.

O diretor também desenvolve a história contando com o interessante recurso das redes sociais, como se elas fossem como narradoras. O recurso visual que ele usa para ilustrar as mensagens no Twitter é sensacional, bem como as passagens do caminhão pelas estradas americanas assinaladas por posts no Facebook e Vine. Como se não bastasse o tema carismático e sua fluidez na produção, ela é ainda embalada por uma trilha sonora espetacular escolhida a dedo pelo próprio Favreau, envolvendo o melhor da música latina, principalmente Cubana e alguns clássicos americanos como Tired of Being Alone do Al Green. E a comida? Parte do sabor do filme está justamente no amor e precisão com o qual os pratos mais variados são preparados, dos mais refinados aos mais corriqueiros, sendo praticamente uma aula de culinária.

“Chef” é uma comédia, um drama, um musical, um road movie, um filme gastronômico numa das misturas mais deliciosas dos últimos tempos. De sair do cinema com água na boca.

Ficha Técnica

Elenco:
Jon Favreau
John Leguizamo
Bobby Cannavale
Emjay Anthony
Scarlett Johansson
Dustin Hoffman
Sofía Vergara
Oliver Platt
Amy Sedaris
Robert Downey Jr.
Russell Peters

Direção:
Jon Favreau

Produção:
Sergei Bespalov
Jon Favreau
Karen Gilchrist

Fotografia:
Kramer Morgenthau

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑