Chocolate (“Chocolat”)

As mais belas histórias são as reais, e esta sobre a vida do primeiro palhaço negro de um Circo evoca tantas camadas emocionais dentre tantos aspectos humanos e da época que é obrigatório para qualquer cinéfilo.

O talentoso Omar Sy de “O Chamado da Floresta” é descoberto no circo pelo palhaço profissional Footit (pasmem: o neto de Charles Chaplin James Thierrée) e começam a fazer um número em dupla que atrai multidões e os alçam ao estrelato como Chocolate e Footit. Entretanto, seu vício por bebida e jogos, além do racismo da época pode colocar tudo a perder.

Primeiro que a química entre os dois atores é impecável. Só que mais do que isso, cada um dos personagens tem uma intensa jornada individual: enquanto parece mais óbvia e relevante aquela pela qual passa Chocolate com todas as suas glórias, angústias e agruras, a vida de Footit é tão simbólica quanto enigmática, já que apesar de palhaço, nunca ri e tem uma disciplina inabalável equilibrada com um sentimento e solidão só seus.

Com esses medalhões, o diretor Roschdy Zem transita num design de produção de primeira linha entre a belíssima reconstituição de época de Paris tanto quando seus subúrbios e entremeia diversos temas como racismo sem nunca ser apelativo e acertadamente explora mais o fator humano que o político.

Dentre os aspectos técnicos, figurino e fotografia são os destaques e ambos têm um apuro profissional que adere totalmente à narrativa. Difícil não ficar tocado com a trilha sonora de Gabriel Yared de “A Promessa” e mais difícil ainda não se emocionar com o desfecho emblemático com a dupla de protagonistas na sua melhor performance.

Chocolate” é um deleite: sensível, conduzido com maestria e atuações digna de indicações a prêmios que mantém um equilíbrio perfeito entre risadas e lágrimas.

Ficha Técnica

Elenco:
Omar Sy
James Thierrée
Clotilde Hesme
Olivier Gourmet
Frédéric Pierrot
Noémie Lvovsky
Alice de Lencquesaing
Alex Descas
Olivier Rabourdin
Thibault de Montalembert
Héléna Soubeyrand
Xavier Beauvois

Direção:
Roschdy Zem

Produção:
Eric Altmayer
Nicolas Altmayer

Fotografia:
Thomas Letellier

Trilha Sonora:
Gabriel Yared

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑