Cinderela (“Cinderella”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

Enquanto em “Malévola”, a trama foi subvertida para se chegar num resultado surpreendente, “Cinderela” fez o contrário: tornou sua história ainda mais plana e presa à animação original da Disney de 1950.

Com uma narração em off que estraga grande parte dos momentos pelo fato de adiantar-se à própria narrativa, o filme nos mostra a indefectível Ella que desde criança sempre foi corajosa e gentil (demais), até perder a mãe e, anos depois já jovem (na pele de Lily James de “Fúria de Titãs 2”), perder também o pai e ser forçada a dividir sua casa com a malvada madrasta (alerta de pleonasmo?) vivida por Cate Blanchett (a eterna Galadriel de “O Hobbit”) que junto com suas duas filhas tão más quanto, tratam-na como uma servente. E daí bla bla bla príncipe encantado (Richard Madden de “Chat – A Sala Negra”), bla bla bla fada madrinha (Helena Bonham Carter de “Grandes Esperanças” sempre em papéis exóticos) e o resto todos já sabemos.

O diretor Kenneth Branagh do fraco “Operação Sombra – Jack Ryan” fez um filme burocrático, mas nunca maçante e com um design de produção impecável: os cenários em CGI saído dos contos de fada, os animais perfeitos em animação digital e totalmente críveis (sim, e fofos) e um ritmo quer só é quebrado pela chata narração, como já citado.

O elenco se divide em Cate Blanchett e Richard Madden fazendo ótimos trabalhos como a vilanesca caricatural e o engraçadinho sem exageros, enquanto Lily James fica parecendo uma heroína forçada por um código de honra que não faz muito sentido (há até um diálogo sobre isso no filme).

O roteiro tem também seus altos e baixos: enquanto acha uma solução coerente para a questão de se experimentar os sapatinhos de cristal em todo o reino no último ato, falha em fazer o espectador acreditar que Ella não diria seu nome de primeira para o príncipe (se dissesse não haveria mais filme, mas daí isso é um problema do roteiro).

Percebam que em todos os aspectos “Cinderela” parece ser um filme irregular com picos e vales de acertos. Na somatória vale a pena assistir mais pelo que representa do que pelo que é. Ah e pelo curta de Frozen: Febre Congelante que passa antes do filme.

Ficha Técnica

Elenco:
Cate Blanchett
Lily James
Richard Madden
Helena Bonham Carter
Nonso Anozie
Stellan Skarsgård
Sophie McShera
Holliday Grainger
Derek Jacobi
Ben Chaplin
Hayley Atwell
Rob Brydon

Direção:
Kenneth Branagh

Produção:
David Barron
Simon Kinberg
Allison Shearmur

Fotografia:
Haris Zambarloukos

Trilha Sonora:
Patrick Doyle

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑