Circuito Fechado (“Closed Circuit”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2013

Começa com uma excelente sequencia de várias câmeras de segurança filmando um ataque terrorista a uma feira no centro de Londres. A polícia captura o suposto terrorista e os defensores públicos Martin (Eric Bana de “O Grande Herói”) e Cláudia (Rebecca Hall de “O Dobro ou Nada”) são contratados para defender o réu.

Por uma particularidade no processo judiciário britânico que nós brasileiros leigos talvez não entendamos, os dois não podem se comunicar durante o curso do julgamento (detalhe: eles já tiveram um caso). Quando ambos descobrem um segredo envolvendo a MI-5 (a agência de inteligência britânica) e a relacionando com o atentado, eles passam a ser perseguidos com poucas chances de escaparem vivos.

O primeiro ato acaba investindo nos elementos errados como uma picuinha entre o casal protagonista que não se justifica e o próprio fato da não permissão de comunicação que acaba sendo apenas um detalhe. Apesar de uma trama nem lá tão original, o roteiro engrena a partir do segundo ato, transformando-se num bom thriller de espionagem e explorando a medida polêmica das câmeras que tudo veem no Reino Unido (chamado também de Big Brother por motivos óbvios) através de uma crítica de como medidas como esta pode prejudicar a sociedade nas mãos erradas.

Outra coisa que também engrena é a dinâmica de Martin e Cláudia que esquece a besteira do início do filme, mas também não cai no velho clichê do interesse amoroso. Tem um desfecho corajoso que não passa pelos lugares comuns e talvez seja mais realista que o normal, o que deve agradar a maioria.

Circuito Fechado” é um suspense facilmente esquecível, mas muito bem produzido e melhora rumo ao final. Pelo menos é uma opção.

Ficha Técnica

Elenco:
Eric Bana
Rebecca Hall
Ciarán Hinds
Jim Broadbent
Julia Stiles
Anne-Marie Duff
Kenneth Cranham

Direção:
John Crowley

Produção:
Tim Bevan
Chris Clark
Eric Fellner

Fotografia:
Adriano Goldman

Trilha Sonora:
Joby Talbot

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑