Círculo de Fogo: A Revolta (“Pacific Rim: Uprising”)

O roteiro parte de uma premissa que surpreende por ser bem diferente do antecessor: anos após a fenda fechada e os kaijins (monstros) banidos, os jaegers (grandes robôs) continuam patrulhando um planeta em reconstrução, mas cuja cultura mudou bastante. Nesse cenário Jake (John Boyega da nova trilogia de “Star Wars”) é um ex-piloto de robôs que preferiu viver sua vida como mercenário, mas é chamado de volta quando uma aparente conspiração ameaça a continuidade dos jeagers e pode desencadear ataques terroristas com outros robôs piratas e misteriosos.

Claro que você ver o trailer, vai ver os monstros, mas o mais interessante é que em nenhum momento eles parecem (digo, parecem) entrar na equação principal da trama. Justamente porque foi tomada a acertada decisão de focar muito mais nos personagens humanos como catalizadores da ação. O problema (em parte) foi que os produtores decidiram estender seu público alvo para os adolescentes e adicionaram atores mirins e com eles, trouxeram todos aqueles clichês dos filmes infanto-juvenis que muitas vezes desvirtuam uma trama mais séria em prol da redução da censura. Mais uma vez: existem ótimos filmes com adolescentes, mas o diretor estreante Steven S. DeKnight não soube dar equilíbrio e o mesmo tom do primeiro filme, transformando-o num mero blockbuster teen.

O elenco faz o que pode, compra a briga, mas a condução da narrativa deixa pouco espaço para explorar e ousar. Até mesmo as cenas cômicas parecem forçadas, mesmo que seus atores consigam desempenhar muito bem, com destaque para o comediante Charlie Day (“Férias Frustradas”) que volta como o cientista maluco Newt que conseguiu sobrepujar até o personagem um tanto mal escrito.

Círculo de Fogo: A Revolta” liga o piloto automático da ação teen, tem uma condução engessada, mas um roteiro disruptivo que só não surpreende mais por problemas de execução e clichês adolescentes.

Ficha Técnica

Elenco:
John Boyega
Scott Eastwood
Cailee Spaeny
Burn Gorman
Charlie Day
Tian Jing
Jin Zhang
Adria Arjona
Rinko Kikuchi
Karan Brar
Wesley Wong
Ivanna Sakhno
Mackenyu
Lily Ji
Shyrley Rodriguez

Direção:
Steven S. DeKnight

Produção:
John Boyega
Cale Boyter
Guillermo del Toro
Jon Jashni
Femi Oguns
Mary Parent
Thomas Tull

Fotografia:
Dan Mindel

Trilha Sonora:
Lorne Balfe

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑