Colette

Sempre achei filmes de época o habitat natural de vista recentemente em “Não Me Abandone Jamais”. E mais uma vez ela encaixa direitinho nessa ótima biografia de uma das mais profílicas escritoras francesas do início do século XX, Colette, que descobre seu talento pela literatura após se casar com seu ambicioso Willy (Dominic West de “Tomb Raider: A Origem”).

Willy usava sua fama para lançar livros e contos de outras pessoas em seu nome. Como uma escritora mulher era mal vista naquela época, ele fez o mesmo com Colette, só que o sucesso foi estrondoso. O casal formava uma peculiar e instável parceria enquanto Colette passava por uma jornada de autoconhecimento em todos os espectros de sua vida, chegando até o sexual.

O diretor Wash Westmoreland de “Pássaro do Oriente” fez uma reconstituição de época primorosa e conduziu bem por quase duas horas a complexa dinâmica entre o casal, os personagens que orbitam ao seu redor e a evolução dos gêneros e costumes da época, eventos estes que se passam em cerca de quinze anos.

O que mais chama atenção é a complexidade dos personagens, principalmente da dupla protagonista, cuja atuação torna crível algo tão peculiar como uma relação que foi se tornando aberta, ao mesmo tempo, com uma dominância do marido que vai se diluindo com o tempo e as descobertas. Essa essência inclusive lembra outra ótima biografia, “Professor Marston e as Mulheres Maravilhas”.

Colette” é uma biografia com um rico arco histórico e ótimas interpretações e eleva o patamar do gênero de época.

Curiosidades:

– O clima estava tão quentes nas filmagens no leste europeu que Dominic West teve que vestir uma jaqueta de água gelada por cima das suas pesadas roupas.
– Colette escreveu a novela “Gigi” que até hoje é interpretada nos teatros da Brodway e do mundo.
– Naquela época a homossexualidade era amplamente aceita, mas uma mulher se vestir de homem era um atentado ao pudor.

Ficha Técnica

Elenco:
Keira Knightley
Dominic West
Fiona Shaw
Denise Gough
Robert Pugh
Sloan Thompson
Shannon Tarbet
Arabella Weir
Máté Haumann
Ray Panthaki
Al Weaver
Virág Bárány
Dickie Beau
Kylie Watt
Janine Harouni
Jake Graf
Rebecca Root
Julian Wadham
Eleanor Tomlinson

Direção:
Wash Westmoreland

Produção:
Elizabeth Karlsen
Pamela Koffler
Bruno Levy
Michel Litvak
Christine Vachon
Gary Michael Walters
Stephen Woolley

Fotografia:
Giles Nuttgens

Trilha Sonora:
Thomas Adès

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑