Colombiana – Em Busca de Vingança (“Colombiana”, França, 2011)

Genre : ,

Numa das inúmeras favelas colombianas, uma menina presencia o assassinato dos pais por conta do rei do tráfico local e escapa viva, indo para os EUA para morar com o tio, outro mafioso por lá. Jurando vingança, ela faz com que ele a treine até a vida adulta para ser uma assassina. Já mulher – e que mulher, pois estamos falando da belíssima morena jambo Zoe Saldana que fez um papel parecido em “Os Perdedores” – ela monta um esquema estratégico para caçar todos os responsáveis pela morte dos pais.

Deixando de lado a estonteante beleza da protagonista, o espectador vai notar uma bela fotografia do francês Romain Lacourbas (“Vila das Sombras”) unidas com cenas de ação muito bem coreografadas pelo diretor Olivier Megaton (“Carga Explosiva 3”), ambos parceiros do produtor, diretor, escritor e multimídia Luc Besson que aqui dá as caras na produção. Isso mesmo, apesar do filme se passar nas Américase ter o inglês e espanhol como línguas predominantes, é uma produção francesa.

O que é uma pena, pois Besson conseguiu imitar os piores maneirismos dos americanos na hora de escrever o roteiro, provocando uma série de inconsistências que os mais atentos devem perceber. Pra começar, Cataleya (Saldana) é treinada pelo seu tio, um mafioso aparentemente sem nada de extraordinário. Entretanto, ela vira uma espécie de super ninja misturada com Rambo e Chuck Norris. Tanto é que dificilmente sentimos qualquer receio pela sua vida, visto que aparentemente ela é indestrutível, diminuindo assim boa parte da tensão na trama. Além disso, ela aparece ao mesmo tempo como uma exímia estrategista, mas cujos planos dependem sempre de certa pitada de sorte, que obviamente sempre aparecerá. E quando não aparece é apenas para que a emenda saia melhor que o soneto.

Então muito mais interessante que observar o conteúdo narrativo de “Colombiana“, será apenas curtir a técnica envolvida nas perseguições e tiroteios e, lógico, contemplar os atributos, digamos, artísticos de Zoe Saldana. Mas só.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Zoe Saldana
Jordi Mollà
Lennie James
Amandla Stenberg
Michael Vartan
Cliff Curtis
Beto Benites
Jesse Borrego
Cynthia Addai-Robinson
Angel Garnica
Ofelia Medina
Callum Blue
Sam Douglas
Graham McTavish
Charles Maquignon

Direção:
Olivier Megaton

Produção:
Luc Besson
Pierre-Ange Le Pogam

Fotografia:
Romain Lacourbas

Trilha Sonora:
Nathaniel Méchaly
Craig Walker

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑