Confissões de uma Garota de Programa (“The Girlfriend Experience”, EUA, 2009)

Genre :

[youtube ZgB2Qx2n4i0]

Enquanto Bruna Surfistinha pensava em fazer um filme, Steven Soderbergh chegou na frente com mais um daqueles seus produtos alternativos e independentes, como em “Bubble – Uma Nova Experiência“. E ele também traz uma atriz vinda do mundo pornô, Sasha Grey, para quem não sabe, uma das melhores do gênero simplesmente porque ela faz tudo com todos e com quantos aparecerem. Isso com um rostinho de ninfeta de 18 aninhos.

Ela é Chelsea, uma garota de programa que dá uma experiência diferenciada ao cliente porque, muito mais que sexo ou acompanhante, ela faz o papel de namorada, o que, é lógico, acaba fidelizando o cliente. A grande sacada dessa modesta produção é que o roteiro revela os detalhes de sua vida interessantíssima de forma gradual, escondendo-se atrás de uma narrativa não linear. Sabemos que ela tem uma relação, mas qual o grau desse relacionamento? O quanto ele sabe das atividades de Chelsea? O que ela realmente quer com ele? Quem são os terceiros, além dos clientes de Chelsea que aparecem? O espectador se encanta com ela ao mesmo tempo em que afloram defeitos e qualidades e seu relacionamento é posto à prova ou quando se vê em armadilhas do ofício.

Com um elenco quase desconhecido e filmado com câmera na mão, dando assim um caráter documental ou como se alguém estivesse fazendo um diário visual de sua vida, tal qual ela fez seu próprio diário, o filme surpreende com atuações naturais e diálogos orgânicos da vida do nada usual casal com seus coadjuvantes. E Sasha Grey, como em todos os seus “outros” trabalhos, consegue dar conta direitinho do recado, e mais: faz o espectador, principalmente o masculino, se apaixonar pelo seu charme. Curiosidade: com exceção da protagonista, todos os personagens usam seus nomes verdadeiros.

Confissões de uma Garota de Programa” é um filme enxuto (apenas 78 minutos) e mostra na real – mas baseado na ficção – que a “vida fácil” nem sempre é tão fácil, dependendo de como se lida com ela. Tudo através da lente certeira de Soderbergh. E sim, Sasha Grey aparece nua.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Sasha Grey
Chris Santos
Phillip Eytan
Peter Zizzo
David Levien

Direção:
Steven Soderbergh

Produção:
Mark Cuban
Gregory Jacobs
Todd Wagner

Fotografia:
Steven Soderbergh

Trilha Sonora:
Ross Godfrey

 

2 Comments

Leave us a comment

  • Mario
    on

    parece ser uma bosta

  • NosferatuBR
    on

    Ola Aldo,

    Gostei da sua critica.
    Mas não gostei do filme, não consegui identificar as riquezas que você citou… com exceção da Sasha Grey rs.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑