Coragem em Campo (“My All-American”)

Genre :
Actor : , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

Baseado em fatos reais, esse belo drama fala sobre a vida de Freddie Steinmark (Finn Wittrock de “A Grande Aposta”) que leva seu time de futebol americano a ser campeão nacional no fim da década de 60 mesmo contra as probabilidades (ele nunca teve o porte atlético requerido), mas tem que enfrentar um grande desafio em sua saúde.

Sim, esse é aquele filme de doença. Geralmente uma produção dessas bem feita não falha. E é exatamente isso que acontece. O diferencial aqui é que ao invés de se concentrar em todo o ciclo dramático da doença, o roteiro foca na construção do personagem principal e sua relação com o técnico Royal (Aaron Eckhart de “Sangue Pela Glória”). Tanto que isso toma praticamente 2/3 da trama. Justamente o que torna seu último ato tão especial.

A química entre a dupla de protagonistas é imediata e Eckhart deita e rola num papel que mesmo bastante estereotipado, conserva um carisma que vai cada vez mais fazer a diferença rumo ao desfecho.

Como todo filme do gênero, é preciso aquela trilha sonora que faz brotar lágrimas em qualquer espectador e, nesse ponto, o compositor John Paesano de trilogia “Maze Runner” acerta em cheio.

O mais interessante é que a parte da doença é sempre mostrada com economia, ao invés de jogar na cara do público a tragédia se abatendo sob o personagem. De todo modo, há uma enxurrada de clichês dramáticos que de tão típicos parece forçar uma barra, principalmente envolvendo o excessivo “bom mocismo” de Freddie que talvez não tenha sido tão bem capturado pelo ator.

“Coragem em Campo” é o drama padrão do americano caucasiano (e texano) que surpreende justamente por jogar rótulos fora e promover a solidariedade a todos num grande clichê, mas que funciona melhor do que muito roteiro trabalhado por aí.

Curiosidades:

– A expressão “All American” do título original significa as grandes promessas do futebol americano universitário para conquistar a titularidade na liga adulta como a NFL, por exemplo.
– O jogador James Street é interpretado pelo seu filho Justin Street.
– O protagonista Finn Wittrock nunca tinha jogado futebol americano na vida, então passou por um pesado treinamento.
– Os juízes de algumas das partidas era juízes de verdade e não atores.
– Na pré estréia do filme, os jogadores da Universidade do Texas foram vestidos com o uniforme do modelo dos anos 60 em homenagem a Freddie.

Ficha Técnica

Elenco:
Aaron Eckhart
Finn Wittrock
Rett Terrell
Michael Reilly Burke
Robin Tunney
Sarah Bolger
Juston Street
Donny Boaz
Jordan Shipley
Alex MacNicoll
Richard Kohnke
Eddie Davenport
Austin Willis
Luke Poehlmann
Brent Anderson

Direção:
Angelo Pizzo

Produção:
Paul Schiff

Fotografia:
Frank G. DeMarco

Trilha Sonora:
John Paesano

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑