Cordeiros e Carrascos (“Shepherds and Butchers”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2016

Baseado numa história real ocorrida em 1987 na África do Sul, ainda na época do Apartheid e alguns anos antes de Nelson Mandela chegar à presidência, o filme conta a história de um julgamento onde o jovem carcereiro Leon (o desconhecido ator sul-africano Garion Dowds) é acusado de matar sete negros à queima roupa por causa de uma briga de trânsito. Como todas as provas levam ao fato de que ele é realmente o assassino, cabe ao defensor público Webber (Steve Coogan de “Pelos Olhos de Macie”) entender as razões pela qual Leon cometeu o crime e assim desenvolver uma linha de defesa que o tire da pena de morte.

Tanto quanto a busca da verdade, a produção se posiciona muito bem sobre a pena de morte, mostrando os dois lados da moeda: aquele que mesmo culpado, ao morrer alimenta um ciclo vicioso de mortes; ao mesmo tempo que aqueles que perderam os entes queridos clamam por justiça, a qual imaginam ser a pena de morte como a ideal. Tanto essa discussão quanto à trama principal que se entremeiam são relevantes e interessantes.

O diretor mantém um ritmo razoável para um drama de tribunal, às vezes um pouco lento em alguns momentos. Talvez o maior problema resida no fato em que todo o suspense sobre o gatilho que levou Leon a surtar e matar é revelado antes do clímax, ou melhor, é vazado, pois os mais atentos vão matar a charada facilmente, o que dilui o poder do último ato. Nem por isso deixa de ser importante, visto que o caso mudou a forma de se enxergar a pena de morte no país.

Mesmo nas sequencias menos interessante, o elenco sempre segura a barra, seja Coogan, um comediante que caiu muito bem nesse drama ou a ótima Andrea Riseborough (“A Guerra dos Sexos”) que interpreta a promotora pública. Sua dinâmica com o protagonista – além dos demais do elenco – exalam uma naturalidade que não deixa com que os personagens sejam monocromáticos, ou melhor, que se dividam entre bandidos e mocinhos.

Cordeiros e Carrascos” escapa do mediano pela importância da trama e seu contexto histórico, bem como por um elenco talentoso e que dá o seu melhor.

Ficha Técnica

Elenco:
Steve Coogan
Andrea Riseborough
Garion Dowds
Inge Beckmann
Rob van Vuuren
Deon Lotz
Robert Hobbs
Matthew Dylan Roberts
Siya Mayola
Brett Williams
Marcel van Heerden
Nicola Hanekom
Sarah Potter
Carel Nel
Eduan van Jaarsveldt

Direção:
Oliver Schmitz

Produção:
Brian Cox
Anant Singh

Fotografia:
Leah Striker

Trilha Sonora:
Paul Hepker

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑