Coriolano (“Coriolanus”, Reino Unido, 2011)

Genre : ,

A estreia de Ralph Fiennes (“007 – Operação Skyfall”) na direção bebe exatamente da mesma água de “A Tempestade”: adaptação de uma peça de William Shakespeare, só que com a escrita intacta, isto é, com os personagens lendo exatamente o que consta na peça em inglês arcaico.

Fiennes também é o protagonista Caius Marcius que volta à sua cidade como herói depois da vitória sobre os Volcos. Pretendente a um cargo de importante, ele é enganado e uma conspiração o força a ser exilado e, como último refúgio, alia-se ao inimigo (Gerard Butler de “Redenção”) em busca do poder.

Apesar de excelentes atores, ótima cenografia e uma direção refinada, os amantes do cinema mais comercial devem passar longe desta produção, sob pena de uma imensa frustração (e com razão). É que seu formato teatral aprimora a interpretação artística em detrimento à dinamicidade da narrativa. Em suma, é como uma peça de teatro com vários cenários e até mesmo seu elenco se porta com maneirismos teatrais.

Já para os amantes da 5ª arte (sim, o teatro é a 5ª, a literatura a 6ª e o cinema a 7ª), será uma fascinante experiência ver a eloquência de Fiennes recitando Shakespeare e uma surpresa sem precedentes ver a performance da decana Vanessa Redgrave (“Anônimo”) com uma intensidade visceral interpretando a mãe de Caius. Também destaque para o fato do diretor ter situado a sua trama numa cidade fictícia do presente, onde o autor parece mais atual do que nunca, com elementos de manipulação popular, conspiração política e corrupção.

Coriolano” é um filme de nicho que atualiza uma antiga linguagem, destaca a interpretação e entrega um resultado satisfatório. Pelo menos para o seu público alvo.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Gerard Butler
Ralph Fiennes
Lubna Azabal
Ashraf Barhom
Marko Stojanovic
Brian Cox
John Kani
Dragan Micanovic
Jessica Chastain
Vanessa Redgrave
James Nesbitt

Direção:
Ralph Fiennes

Produção:
Ralph Fiennes
John Logan
Gabrielle Tana
Julia Taylor-Stanley
Colin Vaines

Fotografia:
Barry Ackroyd

Trilha Sonora:
Ilan Eshkeri

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑