Cosmópolis

Cosmopolis” é uma espécie de volta às origens do diretor David Cronenberg do ótimo “Um Método Perigoso”. Esta nova produção lembra muito sua fase da década de 90 com filmes cults como “eXistenZ” e “Crash – Estranhos Prazeres”.

Numa realidade alternativa ultra capitalista, o gênio milionário Erick Parker (Robert Pattinson de “Bel Ami – O Sedutor”) pega sua limusine para ir do outro lado da cidade cortar o cabelo. Durante essa viagem, estouram protestos anti-capitalismo, além de rumores que sua empresa está prestes a desmoronar e ainda alguém pode estar em seu encalço para mata-lo.

O filme se passa praticamente dentro da própria limusine onde o protagonista recebe visitas de seus funcionários com notícias do mundo exterior e engata discussões filosóficas profundas. Essas discussões são a engrenagem de conteúdo da produção e são surpreendentemente ricas. É uma ácida crítica à sociedade atual onde tudo é banalizado em prol do status financeiro e como aqueles que chegaram lá conseguiram perder por completo o respeito pelo seu próximo, afundando-se cada vez mais em experiências nocivas para alguns miligramas a mais de adrenalina.

A limitação no desempenho de Pattinson se torna uma vantagem, já que seu personagem é alguém frio e calculista que é orbitado por diversos coadjuvantes de luxo. Infelizmente apesar de uma essência digna de leitura, a narrativa joga contra, transcorrendo de forma artificial, em esquetes, como num programa humorístico, só que sem o humor.

Cronenberg aposta somente no roteiro escrito por ele, baseado no best seller de Don DeLillo e esquece de imprimir um ritmo mais consistente que possa capturar mais a atenção do espectador. Pelo que dá a entender, o livro no qual “Cosmopolis” se baseia deve ser uma experiência bem mais prazerosa. Conteúdo tem. Faltou o resto.

Ficha Técnica

Elenco:
Robert Pattinson
Sarah Gadon
Paul Giamatti
Kevin Durand
Abdul Ayoola
Juliette Binoche
Emily Hampshire
Bob Bainborough
Samantha Morton
Zeljko Kecojevic
Jay Baruchel
Philip Nozuka
Mathieu Amalric
Patricia McKenzie

Direção:
David Cronenberg

Produção:
Paulo Branco
Martin Katz

Fotografia:
Peter Suschitzky

Trilha Sonora:
Howard Shore

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑