Costa Partida (“The Broken Shore”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

A produção pode muito bem ser comparada com o já clássico “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, pois se trata de um intrincado mistério e de suas tramas paralelas que desenvolvem os personagens ao redor dele. Só não é tão bom quanto o clássico sueco por um erro de cálculo.

Mas vamos lá: esse suspense independente australiano feito para a TV tem um elenco desconhecido e se passa numa pacata e decadente cidadezinha ao largo da Grande Estrada Oceânica de Queensland onde o detetive Joe Cashin (Don Hany) investiga o assassinato de um respeitado senhor, o que vai desencadear fatos e eventos que vão abrir dolorosas feridas na comunidade.

A trama principal é de tirar o chapéu, mesmo não tendo reviravoltas magistrais, onde o próprio assassinato vai subvertendo a si próprio até chegar numa espiral de crimes hediondos que remonta de décadas (por sinal, o desfecho que indica um novo começo é ótimo). O problema aqui – e dos grandes – são as tramas paralelas. O tal erro de cálculo.

Se na comparação que fiz no início do texto as outras tramas de “Os Homens que Não Amavam as Mulheres” eram ótimas e retroalimentavam os personagens que por sua vez interagiam com a trama principal, em “Costa Partida” as tramas – a maioria até interessante – praticamente não tem razão de ser e ocupam tanto espaço de projeção que acaba confundindo o espectador quanto à linha narrativa principal, uma vez que são jogadas no meio de história e de qualquer jeito.

Tem o affair do protagonista com sua vizinha, naquele típico clima de comédia romântica onde eles começam se odiando e terminam se amando; o afogamento do pai de Joe e sua relação com a família; seu parceiro que foi morto há anos; e até mesmo um misterioso personagem a quem Joe acolhe no início do filme, entre outros, praticamente nada interfere com o mistério principal. E mesmo quando agregam alguma coisa, o tempo investido é muito grande e não vale a pena. A única trama paralela realmente interessante e que de certa forma tem a ver com a história central é a discriminação que os australianos brancos fazem aos aborígenes, que são as tribos nativas, hoje relegadas a assentamentos, periferias ou favelas e acabam sendo incriminados por quaisquer delitos.

Apesar do enigma ser delicioso de se decifrar, por conta dessa poluição de tramas, “Costa Partida” fica naquele delicado equilíbrio: mais um pouco seria um filmaço, menos um pouco seria uma perda de tempo.

Ficha Técnica

Elenco:
Don Hany
Claudia Karvan
Anthony Hayes
Erik Thomson
Dan Wyllie
Tony Briggs
Wayne Blair
Catherine McClements
Robyn Nevin
Noni Hazlehurst
Ralph Cotterill

Direção:
Rowan Woods

Produção:
Ian Collie
Andrew Knight

Fotografia:
Martin McGrath

Trilha Sonora:
Cezary Skubiszewski

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑