Cowboys & Aliens (EUA, 2011) ***NOS CINEMAS***

Na teoria misturar os gêneros western e ficção parece indigesto só de pensar. Na prática, ou melhor, no cinema, não há nada que impeça alienígenas de atacar a Terra em qualquer momento de sua existência, seja agora, na pré-história, no futuro, ou na época da corrida para o Oeste da América do Norte, conhecida como Velho Oeste.

Baseado numa HQ, o diretor Jon Favreau (da saga “O Homem de Ferro”) mostra o James Bond Daniel Craig como um cowboy que acorda sem memória e que junto com o Indiana Jones Harrison Ford e seus amigos devem deter uma invasão alienígena. Bem, com James Bond e Indiana Jones juntos não tem invasão extraterrestre que sobreviva!

Falando sério, Favreau conseguiu um milagre em fazer com que essa história com uma premissa tão improvável pudesse vingar na tela sem agredir a inteligência do espectador, principalmente quando se leva em conta a comparação entre as tecnologias extraterrestre e a humana de cem anos atrás. O roteiro, mesmo cheio de clichês conseguiu amarrar essa ponta com classe.

Na parte técnica, os efeitos especiais são impecáveis (tinha que ser da Industrial Light & Magic de George Lucas), destacando o domínio total do diretor em usá-los. O design dos aliens é inventivo mesmo que se encontre várias referências daqueles que Ridley Scott criou em “Alien – O Oitavo Passageiro” e que eles com toda tecnologia ainda não tenham aprendido a falar.

O elenco funciona bem, mesmo que em certas ocasiões dá pra pensar que os personagens são quase indestrutíveis, enquanto que em um momento específico vemos outro personagem morrer com uma pisadinha de nada. Sim, é burocrático. Sim, é abarrotado de clichês. Sim, tem certos furos chatos no roteiro, como a personagem de Olivia Wilde (“Tron – O Legado”). Sim, tem alguns erros grotescos de continuidade como a seqüência em que o protagonista faz uma viagem pra achar o antigo bando, quando parece que aquilo só durou menos de duas horas. E o faz sem avisar ninguém, sendo inexplicável o motivo da surpresa, senão uma tentativa vã de surpreender a platéia do cinema, ao invés de os personagens.

Contudo, “Cowboys & Aliens” sustenta uma boa dinâmica de ritmo, aspectos técnicos irretocáveis e uma narrativa digna de, no mínimo, uma diversão saudável. Não dá pra reclamar.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Daniel Craig
Olivia Wilde
Harrison Ford
Sam Rockwell
Paul Dano
Abigail Spencer
Buck Taylor
Cooper Taylor
Clancy Brown
Chris Browning
Adam Beach
Ana de la Reguera
Noah Ringer
Keith Carradine
Brendan Wayne

Direção:
Jon Favreau

Produção:
Brian Grazer
Ron Howard
Alex Kurtzman
Damon Lindelof
Roberto Orci
Scott Mitchell Rosenberg
Steven Spielberg

Fotografia:
Matthew Libatique

Trilha Sonora:
Harry Gregson-Williams

 

3 Comments

Leave us a comment

  • Jean Carlos da Rocha
    on

    Realmente no esperado acontece o inesperado. Achei fascinante, principalmente o início do filme, onde mostra com grande fidelidade a essência do velho oeste (claro q eu não estava lá no velho oeste), coisa rara de se ver. Daniel Craig como sempre não decepciona em nada e restam só elogios. Harison Ford não fede e nem cheira e Olivia Wilde bela, linda, atraente como sempre onde faz qualquer camera tremer.

    É um bom filme, vale cada minuto assistí-lo!

  • Jean Carlos da Rocha
    on

    Bom, vou tomar a liberdade e deixa uma sugestão de grande importancia para o site.

    Na pagina inicial do site, deveria usar um módulo (no caso do WordPress seria um plugin) que tivesse a opção randomico (caso o atual não tenha).

    Essa opção permitiria que cada acesso exibe um conteudo diferente, assim permitindo uma maior participação. Eu por exemplo tive q acessar a pagina de postagem antiga para achar filmes q já assisti e assim participar.

    Tb dá a impressão que o site tá sendo atualizado com mais frequencia e isso estimula o numero de acesso. Os post que estão lá atrás tem uma oportunidade de ser exibido novamente.

    Enfim são varias opções positivas qto praticamente nenhuma negativa.

    Vlw e boa sorte!

  • Clayton
    on

    Uma idéia original e ousada, atores como Harisson Ford (rico, que só sai de casa se o negócio for bom) e Daniel Craig (tentando mostrar que é mais do que James Bond), por isso já valia a pena arriscar. E valeu mesmo. Apesar de todos os furos que o Aldo mencionou (o tempo decorrido entre reencontrar o bando e trazê-lo junto aos demais foi mais que um furo, foi um buraco negro por onde todos os atores passaram e surgiram do outro lado), a história se sustenta dando certa “plausividade” a um encontro tão improvável, e já que estamos em terras e época onde praticamente não há lei, cabe aos “machões” do Velho Oeste encarar os invasores. Efeitos especiais corretos e doses de humor bem colocadas no contexto. Olivia Wilde e seus olhos… nem precisava de texto. Destaque para as caras de ódio feitas por Craig, acho que ele nasceu no Velho Oeste.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑