Creep

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

O estilo found footage está longe de morrer e, por mais variantes que tenha, a principal ainda é o terror. O que faz desse despretensioso filme com apenas dois personagens até uma boa surpresa. Primeiro porque a produção seria inicialmente uma comédia, contando com Mark Duplass (“Tammy”) como autor, produtor e ator. Só que em conversa com o amigo Patrick Brice – que também dirige e estrela o filme – eles acharam mais interessante descambar para o terror.

Patrick interpreta Aaron, um cinegrafista que aceita o trabalho de filmar a vida do recluso Josef (Duplass) por um dia numa cabana afastada. Pouco a pouco Patrick começa a reparar estranhezas em Josef e pegá-lo em mentiras que podem levar a um perigo de vida não calculado.

A sacada que ambos tiveram foi fazer a trama ser desenvolvida de forma tão inocente que seria difícil imaginar o que poderia dar errado, enquanto a relação dos personagens vai ficando cada vez mais claustrofóbica e seus desdobramentos, mesmo se previsíveis, dificilmente serão exatamente da maneira como se poderia imaginar.

Claro que esse estilo de filmagem comete erros narrativos difíceis de justificar, como os cortes rápidos feitos artificialmente com o único propósito de assustar ou momentos em que se tornaria absurdo uma câmera estar ligada. Entretanto no último ato e clímax, o roteiro encontra uma maneira bem criativa de mostrar o desfecho com uma pequena reviravolta que diz muito sobre o estado mental de Josef. E tudo isso sem usar praticamente nenhum efeito especial.

Creep” é um experimento simples que mostra um jogo de gato e rato minimalista e mesmo com os dois primeiros atos mais lentos, torna-se recompensador ver até o final, além do que dura menos de 80 minutos.

Curiosidade: Tudo foi tão improvisado que muitos dos sustos que Josef dá em Aaron são reais.

Ficha Técnica

Elenco:
Patrick Brice
Mark Duplass

Direção:
Patrick Brice

Produção:
Patrick Brice
Mark Duplass

Trilha Sonora:
Kyle Field
Eric Andrew Kuhn

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑