Crimes Ocultos (“Child 44”)

É uma mistura muito bem-vinda de gêneros e tramas que se entrelaçam de forma tão orgânica que fica até difícil separá-los. Após a Segunda Guerra Mundial, o regime Soviético fazia uma caça às bruxas daqueles que podiam ter ligações com o ocidente, já no período de transição para o que ia se chamar Guerra Fria. O “Mad Max” Tom Hardy é Demidov, um respeitado agente russo que cai em desgraça quando sua esposa Raisa (Noomi Rapace de “Sem Perdão”) é acusada de traição, esquema arquitetado por outro agente, o maquiavélico Vasili (Joel Kinnaman de “Noite Sem Fim”). No curso dessa trama, Demidov fica obcecado pelo assassinato do filho de seu melhor amigo, o que vai se provar obra de um serial killer.

O roteiro é espertíssimo em envolver uma trama na outra e ainda estudar a dinâmica de personagens, como o relacionamento entre o protagonista e Raisa, o qual por si só já é uma história a parte, mas que também se mescla às outras. O diretor Daniel Espinosa prova que amadureceu desde “Protegendo o Inimigo” e consegue fazer aflorar drama, suspense e ação sem se perder e ainda prendendo a atenção do espectador. Ele não se priva de cenas difíceis de se ver com violência explícita, mas muito bem fundamentadas para não se tornarem apelativas, subindo um degrau a mais no realismo.

Hardy faz um belíssimo trabalho e explora com maestria seu lado bruto e sua fragilidade como ser humano num só papel, enquanto Kinnaman pelo menos não estraga seu tipo vilanesco com sua canastrice. Do resto do elenco, todos conseguem se manter muito bem com Rapace numa performance visceral e o ótimo Gary Oldman (“Planeta dos Macacos: O Cofronto”) exibindo sua versatilidade de sempre na caracterização de um papel complexo como o de chefe da polícia da dita pior cidade da União Soviética.

Um dos pontos altos é a cenografia, tanto para tangibilizar o ambiente pós-guerra, quanto para caracterizar uma Rússia Stanilista com pesados tons de cinza, capturados com a eficiência mágica do diretor de fotografia Oliver Wood, parceiro de Espinosa em seus filmes.

Crimes Ocultos” transpira originalidade e é conduzido minuciosamente para explorar cada palavra de seu roteiro e cada talento de seu elenco. O resultado é o melhor.

Ficha Técnica

Elenco:
Tom Hardy
Noomi Rapace
Gary Oldman
Joel Kinnaman
Vincent Cassel
Paddy Considine
Fares Fares
Karel Dobrey
Jason Clarke
Ursina Lardi
Michael Nardone
Paddy Considine
Finbar Lynch
Ned Dennehy

Direção:
Daniel Espinosa

Produção:
Michael Schaefer
Ridley Scott
Greg Shapiro

Fotografia:
Oliver Wood

Trilha Sonora:
Jon Ekstrand

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑