De Volta ao Jogo (“John Wick”)

Genre :
Actor :
Director : ,
Country :
Release Date : 2014

– Sabe qual o apelido de John Wick?
– Qual é?
– Bicho Papão.
– Porque? Ele é um Bicho Papão?
– Não meu filho. Porque ele é quem a gente contrata quando queremos matar o Bicho Papão.

Esse é o tipo de diálogo que diz muito sobre “De Volta ao Jogo”: aquele filme de ação do subgênero “exército de um homem só” com tantos toques humorísticos que quase o descaracteriza. Keanu Reeves, que já interpretou Neo em “Matrix”, Neo em “Constantine”, o Neo ET em “O Dia que a Terra Parou” e mais recentemente interpretou a versão samurai de Neo em “47 Ronins”, volta aqui como o Neo ex agente da máfia chamado John Wick.

Depois que ele perde a mulher para uma doença fatal, fica despedaçado e tem como único vínculo emocional um cachorro de estimação. Até que bandidos da máfia russa invadem a sua casa, matam seu cachorro e roubam o seu carro. Então ele volta à ativa matando todo mundo por vingança.

Não é coincidência que seus realizadores sejam também parte da equipe de Matrix, pois grande parte da ação se dá com coreografias muito bem elaboradas, além de efeitos especiais que explicitam a violência e fazem a alegria do espectador.

A produção tem dois grandes méritos: o primeiro é que mesmo com o nível de atuação de Reeves (o Cigano Igor de Hollywood), o filme consegue fazer o público engolir que um cachorro seria um vínculo emocional suficiente para desencadear toda essa matança; o segundo é o interessante universo de matadores profissionais estabelecido na trama com direito a um hotel exclusivo para hospedá-los e com regras nada ortodoxas.

Por outro lado, as piadas, apesar de funcionarem melhor que a média do gênero, quebram muito da tensão e urgência que a narrativa necessita para decolar. Além disso, o roteiro escorrega feio em momentos decisivos como no primeiro encontro de John com seu algoz, onde ele poderia rapidamente dar conta do recardo, mas praticamente o deixa escapar como se soubesse que o filme deve demorar seus 100 minutos; ou então na perseguição de carro final e na última luta onde as atitudes do vilão principal e do protagonista em alguns momentos fazem pouco ou nenhum sentido (deixo assim para não gerar spoilers).

Por essas e outras “De Volta ao Jogo” se junta à massa de ação que oferece um passatempo razoável e faz volume nas estreias de cinema, com pelo menos alguns bons momentos.

Ficha Técnica

Elenco:
Keanu Reeves
Michael Nyqvist
Alfie Allen
Willem Dafoe
Dean Winters
Adrianne Palicki
Omer Barnea
Toby Leonard Moore
Daniel Bernhardt
Bridget Moynahan
John Leguizamo
Ian McShane
Bridget Regan
Lance Reddick

Direção:
Chad Stahelski
David Leitch

Produção:
Basil Iwanyk
David Leitch
Eva Longoria
Chad Stahelski
Mike Witherill

Fotografia:
Jonathan Sela

Trilha Sonora:
Tyler Bates
Joel J. Richard

 

2 Comments

Leave us a comment

  • Rafa
    on

    Bom pela cronologia do filme e pelas falas a mulher dele acaba de morre e ela tinha pré-produção o cão como último presente, coencidentemente os cara invade a casa no mesmo dia, no máximo num dá nenhum mês, tipo o cara pego o cão como uma base pra se reerguer, dá pra vê que ele pego o cão como se a mulher dele disse amor tá tudo bem to aqui ainda, aí o cara mata o cão…

    É o hotel com as regras malucas, já vem de um ou dois filmes com assasinos de outros países nesse mesmo estilo, terra neutra segue de um monge que brigará pessoas de diferentes nacionalidades quando precisávamos mesmo estando em guerra um com o outra em sua presença era paz por ser um homem ” iluminado” de bem, os mesmo os respeitavam Suas leis … ( nessa parte faz um relembrar eh viver, se não me engano eh de uns filmes de van-dame e sei lá mais quem… ).

    Eh um bom filme, dá uma exagerada como qualquer filme de ação hj em dia, tipo ele contra 10 mas fora isso vale a pena.

  • FSociety
    on

    – Sabe qual o apelido de John Wick?
    – Qual é?
    – Bicho Papão.
    – Porque? Ele é um Bicho Papão?
    – Não meu filho. Porque ele é quem a gente contrata quando queremos matar o Bicho Papão.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑