De Volta para Casa (“Home Again”)

Isso é que é investir na filhota: a diretora consagrada de comédias adocicadas Nancy Meyers (“Um Senhor Estagiário”) sempre incentivou a filha Hallie Meyers-Shyer no show business de Hollywood, primeiro como atriz mirim e agora, já grande, atacando de escritora e diretora que fez um filme que é a cara da mãe. E é uma ótima notícia.

Reese Witherspoon (“Belas e Perseguidas“) faz seu papel padrão como Alice, recém separada e de volta à casa dos seus pais. Tentando reconstruir a vida, ela cruza com três jovens aspirantes a cineastas e fica com um deles, Herry (Pico Alexander de “Máquina de Guerra”), bem mais novo que ela. Então a produção se concentra na dinâmica dela com suas filhas e os três jovens – um deles amante – que acabam se hospedando em sua casa, o que resulta numa produção com uma atmosfera leve, bem humorada que faz uma homenagem ao próprio cinema e à quebra de barreiras sociais pré-estabelecidas.

A dinâmica do elenco é ímpar e permeia todas as idades, inclusive as duas atrizes mirins que interpretam as filhas de Alice que são simplesmente apaixonantes. O roteiro sai da mesmice e mostra tanto no desenvolvimento da narrativa quando na conclusão – o que não deixa de ser controverso, pois se houvesse uma inversão de gêneros, isto é, um homem e três jovens mulheres, provavelmente a reação conservadora iria ser bem diferente.

Divagações a parte, a emoção e a sensação de bem estar que o filme passa também se deve muito à tocante trilha sonora de John Debney, tarimbado em comédias românticas, vide “O Maior Amor do Mundo”. Finalmente, a diretora (com ajuda da mãe?) consegue equilibrar todos os ótimos elementos, seja na atuação, seja na narrativa ou nos aspectos técnicos e faz um produto que exala emoção sem ser meloso demais e com um pé na realidade de entender por que o ser humano faz as loucuras que faz.

O trunfo de “De Volta Para Casa” é justamente pegar personagens bem diferentes com propósitos diversos e traduzir suas emoções e motivações em algo na qual o espectador sente total afinidade, saindo do cinema com um sorriso no rosto. Bom demais.

Ficha Técnica

Elenco:
Reese Witherspoon
Michael Sheen
Lake Bell
Nat Wolff
Candice Bergen
Pico Alexander
Lola Flanery
Christine Woods
Paige Spara
Jon Rudnitsky
Reid Scott
Josh Stamberg
Dolly Wells
Eden Grace Redfield
P.J. Byrne
Taylor Carr

Direção:
Hallie Meyers-Shyer

Produção:
Nancy Meyers
Erika Olde

Fotografia:
Dean Cundey

Trilha Sonora:
John Debney

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑