Decisão de Risco (“Eye in the Sky”)

O diretor Gavin Hood de “O Jogo do Exterminador” demonstra muito bem toda a complexidade e tensão que pode ocorrer numa missão antiterrorista em terras internacionais quando as decisões podem ser fatais e são baseadas apenas em probabilidades.

A Coronel Powell (Helen Mirren de “A 100 Passos de Um Sonho”) finalmente pegou alguns dos terroristas mais perigosos num esconderijo na Quênia, justo quando eles estão prestes a um ataque suicida que pode matar dezenas de pessoas e tem uma equipe que monitora pela terra e pelo ar, inclusive com um míssil apontado pra lá pelo condutor remoto Steve (Aaron Paul de “Um Espião e Meio”). O problema: o bairro é controlado por traficantes, o que impossibilita uma equipe de captura e uma explosão mataria os terroristas, mas tem chance de matar civis, inclusive uma garotinha que vende pães logo ao lado. Então vemos um jogo onde ninguém quer se responsabilizar pelas fatalidades que podem ocorrer, onde a dúvida segue em todas as esferas de comando das forças armadas britânicas numa tensão crescente.

Hood conduz o suspense com um timing muito preciso e faz com que o espectador quase se desespere a cada vez que a decisão de atacar ou não é adiada ou escalada. Tanto que alguns personagens funcionam como alter ego do público pela impaciência que apresentam e também dividem a opinião com a inteligente questão do que seria melhor: parar um possível ataque terrorista, matando alguns civis ou correr o risco de mais mortes, caso o ataque realmente aconteça.

O elenco está impecável com Mirren dando um show como a militar veterana (papel que originalmente teria sido masculino), enquanto o eterno Severus Snape, Alan Rickman se despede desse mundo competente como sempre ao viver o introspectivo, porém resoluto General Benson (e a sacada do roteiro dele precisar comprar um brinquedo para uma criança no início foi genial). Só que quem rouba a cena é o somaliano Barkhad Abdi que viveu o vilão em “Capitão Phillips” e agora brilha como o agente terrestre Farah que praticamente é um dos heróis do filme.

Decisão de Risco” é muito bem roteirizado, extremamente coordenado e, se cansa um pouquinho, logo retoma o jogo com bastante tensão e um desfecho que surpreende.

Curiosidades:

– Todas as cenas foram filmadas em separado. Isto é, os atores estavam praticamente falando sozinhos, quando interagiam com quem estava em outro lugar, enquanto a tela era verde e só depois foi sobreposta com as imagens que vemos.
– A ação se passa na Quênia, mas na verdade foi filmado na África do Sul.
– O personagem de Aaron Paul diz que é de Idaho. O Paul realmente é de Idaho também.

Ficha Técnica

Elenco:
Helen Mirren
Aaron Paul
Alan Rickman
Phoebe Fox
Barkhad Abdi
Babou Ceesay
Carl Beukes
Gavin Hood
Kenneth Fok
Zak Rowlands
Ebby Weyime
Richard McCabe
Jeremy Northam
Monica Dolan
Iain Glen
Jessica Jones
Daniel Fox

Direção:
Gavin Hood

Produção:
Ged Doherty
Colin Firth
David Lancaster

Fotografia:
Haris Zambarloukos

Trilha Sonora:
Paul Hepker
Mark Kilian

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram