Demolição (“Demolition”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

Há uma cena em que Phil, pai da falecida esposa de Davis, confronta-o dizendo que quem deveria ter morrido no acidente era ele. E supreendentemente o espectador pode ver isso como uma verdade a princípio.

Uma das grandes chaves para entender e até gostar mais de “Demolição” é reparar algo que nunca é comentado no filme, então não considero um spoiler, e que fica nítido pra quem tem um pouco de compreensão sobre psicologia: o protagonista Davis interpretado pelo sempre competente Jake Gyllenhaal de “Nocaute” é portador de TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade).

Mesmo um bem-sucedido profissional, ao perder a sua esposa num acidente de carro, ele se vê vazio de emoções, apegando-se a pequenas coisas, enquanto a família de sua esposa, principalmente seu sogro Phil (Chris Cooper de “Álbum de Família”), o qual é também seu chefe. Davis por acaso começa a ter contato com a atendente de um SAC Karen (Naomi Watts de “Marcas da Vida”) cujos problemas parecem complementar e amenizar a dor do recém viúvo.

A grandiosidade do filme de Jean-Marc Vallée (“Clube de Compras Dallas”, indicado ao Oscar) é justamente mostrar o contraponto da saudade de um ente querido, no caso a busca por um sentimento que se descobre não existir, revisitando todo um passado e se aprofundando em pequenos segredos com grandes impactos para todos os envolvidos. A própria trama paralela envolvendo Karen e seu filho que se considera “diferente” leva a narrativa a outros rumos sem se desvirtuar da sua essência.

Apesar de uma produção que lida basicamente com emoções, seu roteiro é tão bem escrito que Jake Gyllenhaal e Naomi Watts ficam a vontade para ótimos improvisos dramáticos, enquanto Chris Cooper desempenha muito bem a dor de um pai, mesmo em seu pouco tempo de cena.

Com um desfecho que consegue ser edificante e até realista, “Demolição” é um drama diferenciado que explora um tema batido com originalidade e emociona sem apelar para clichês. Recomendado!

Ficha Técnica

Elenco:
Jake Gyllenhaal
Naomi Watts
Chris Cooper
Judah Lewis
C.J. Wilson
Polly Draper
Malachy Cleary
Debra Monk
Heather Lind
Wass Stevens
Blaire Brooks

Direção:
Jean-Marc Vallée

Produção:
Lianne Halfon
Sidney Kimmel
Thad Luckinbill
Trent Luckinbill
John Malkovich
Molly Smith
Russell Smith

Fotografia:
Yves Bélanger

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Valeria L
    on

    Obrigado pela informação eo trailer do filme. Eu gosto de filmes que fazem você se sentir como se estivesse ao lado do caráter, é curioso que em demolição, Jake Gyllenhaal faz você se sentir o que ele sente quando ele é incapaz de sentir qualquer coisa. (Deixo tempos de transmissão, caso não tenham visto : http://br.hbomax.tv/movie/TTL603379/Demolicao ) Jean-Marc Vallée definitivamente faz um excelente direção de trabalho. Demolição elenco faz um bom trabalho, eu acho que, no final, eu acho que tem um ritmo bastante lento, no entanto, o filme inteiro vale a pena a história, elenco e direção.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑