Depois da Terra (“After Earth”)

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

Esqueça o M. Night Shyamalan que fez obras memoráveis como “Sexto Sentido” ou “Sinais”. Mas também esqueça o Shyamalan que fez as bombas catastróficas “A Dama da Água” e “Fim dos Tempos”. Apesar de ele ser o diretor desse pretenso blockbuster, quem manda e foi responsável por praticamente todos os elementos que o compõe foi a família Smith, aí incluindo Will Smith, sua esposa Jada Pinkett Smith e parentes. A idéia veio de Will, que também co-escreveu o roteiro. Eles também produziram, atuaram e, apesar de não creditados, co-dirigiram a película. Portanto Shyamalan foi mais um parceiro do que outra função relevante. Aliás, o filme é uma tentativa descarada, porém honesta de alçar o filho Jaden Smith (“Karate Kid”) a astro teen de filmes de ação.

Num futuro distante, a humanidade saiu da Terra para outro planeta, pois ela havia se tornado inabitável. Numa missão de rotina o General Raige (Will Smith de “MIB3”) e seu filho Kitai (Jaden) tem sua nave atingida por uma tempestade de asteroides e sem querer caem na Terra. Só eles sobreviveram (que conveniente) e o sinalizador de resgate acabou caindo num ponto afastado. Como Raige quebrou as duas pernas e está em risco de vida, cabe a Kitai enfrentar os perigos da Terra, incluindo um perigoso alienígena que a nave transportava, para recuperar o sinalizador e se comunicar com seu planeta para o salvamento.

Pode-se dividir a produção em duas linhas distintas. A primeira é o aspecto da ação e da trama principal. Muito bem conduzido, essas sequencias tem as doses de tensão necessárias, além de um condicionamento físico de Jaden Smith que impressiona, sendo que a bem da verdade, ele tanto fisicamente como na própria atuação emocional, demonstra já ter um certo domínio que talvez nem o pai tenha.

Os efeitos especiais são belíssimos e de primeira linha. Tanto o novo planeta, quanto a reconstrução de uma Terra pós apocalíptica são de tirar o fôlego (destaque para a fotografia de Peter Suschitzky de “Cosmópolis”). Além disso, o roteiro fez uma boa pesquisa científica, pois coloca conceitos coerentes e com poucas exceções, não força a barra.

O outro aspecto é a questão do drama familiar. Essa sim é açucarada demais, ocupa um espaço desproporcional na trama e constantemente se repete. Aliás, a edição para os flashbacks é o único aspecto grotesco da direção. Mal feito e sem respeitar nenhum timing, passa até a impressão de que a projeção está com defeito. E sob esse prisma, o filme concentra um sem número de clichês sobre a relação de pai e filho que satura qualquer um de bom senso.

Sendo enlatado dessa maneira, a previsibilidade é grande, deixando o público sempre alguns minutos à frente da narrativa. Contudo, “Depois da Terra” pode ser considerado um bom filme de ação e ficção que diante das opções atuais, merece ser assistido, mesmo que pra ser esquecido no dia seguinte.

Ficha Técnica

Elenco:
Will Smith
Jaden Smith
Sophie Okonedo
Zoë Kravitz

Direção:
M. Night Shyamalan

Produção:
Jada Pinkett Smith
Caleeb Pinkett
Will Smith

Fotografia:
Peter Suschitzky

Trilha Sonora:
James Newton Howard

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑