Descobrindo Morrissey (“England Is Mine”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2017

The Smiths foi uma daquelas bandas insubstituíveis da década de 80 que tinha como expoente seu talentoso e pomposo vocalista Morrissey que mais tarde faria carreira solo bem menos iluminada que perdura até os dias de hoje. Mas o filme de estréia de Mark Gill vai na contramão das biografias musicais e conta a história de Morrissey antes de sequer ele formar o The Smiths com o também icônico guitarrista Johnny Marr.

Jack Lowden de “Negação” tem uma boa interpretação, mas talvez pela própria vida real, faz de Morrissey um personagem antipático, petulante e com delírios de grandeza. Sua relação com as pessoas em volta é sempre superficial, sem profundidade, ficando ele escondido no seu mundinho de prosas e lirismo que mais tarde – o que não mostra na obra – iria brotar grandes hits do pop rock como Suedhead. Mas nada disso é mostrado.

Pior: o filme trata o espectador tal qual o protagonista trata seus coadjuvantes: como uma distância que impede criação de afinidade ou conexão. Tanto que há momentos em que o público pode até se pegar esquecendo de quem se trata, até porque na maioria das vezes ele usa seu primeiro nome, Stephen. Para quem não conhece o cantor, dificilmente a história produzirá qualquer reação relevante.

É até surpreendente que, apesar de estar carregado de referências da época, não há uma música do The Smiths se quer, a qual é diversa, mas pouquíssimo conhecida, salvando-se bandas como Sex Pistols, Roxy Music e New Yotk Dolls no início da cena punk do fim dos anos 70. Mas não deixa de ser um pecado quase capital.

Descobrindo Morrissey” nunca chega onde queremos, quer ter um lirismo próprio sem nem lembrar o ícone e sua banda e se materializa num filme com pouco conteúdo e pouca alma, apesar de conduzido relativamente bem.

Curiosidades:

– As filmagens foram feitas na cidade natal de Morrissey em Stretford.
– O dono da loja de disco do filme é realmente um dono de uma loja de disco da cidade de Stretford.
– O título em inglês “England is Mine” é tirado de música do The Smiths “Still ill” de seu album de estréia em 1984.

Ficha Técnica

Elenco:
Jack Lowden
Jodie Comer
Jessica Brown Findlay
Graeme Hawley
Simone Kirby
Peter McDonald
Laurie Kynaston
Finney Cassidy
Adam Lawrence

Direção:
Mark Gill

Produção:
Baldwin Li
Orian Williams

Fotografia:
Nicholas D. Knowland

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑