Desejo de Matar (“Death Wish”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

Eli Roth (“Canibais”) dirige pela primeira vez um filme que não é de terror, adaptando o clássico homônimo de 1974 com o icônico Charles Bronson para os dias atuais.

Quem ocupa a posição agora é Bruce Willis (“Loucos e Perigosos”) que é o cirurgião Paul Kersey (no original o protagonista era arquiteto) e vive com sua família em Chicago que vive uma onda de violência crescente. Quando sua esposa é morta e sua filha entra em coma por causa de um assalto, ele se vê na opção de caçar os assassinos e, no caminho, acabar virando o justiceiro.

O roteiro é inteligente em apresentar a transformação gradativa de Paul, um amante da paz e do diálogo em alguém que só acredita na justiça feita com as próprias mãos. Só aí o tema lá da década de 70 nunca foi tão atual, principalmente com o salto da violência e a proliferação cada vez maior de milícias com interesses próprios. A discussão permeia o filme inteiro e chama atenção pelo fato de que geralmente qualquer público entende imediatamente o protagonista como o mocinho (o que ele é), mas mostra o perigoso outro lado da moeda em que uma onda de justiceiros poderia inflamar ainda mais a criticidade da situação, bem como ferir mais inocentes que culpados.

Discussões à parte, o diretor saber separar o tema sério da ação “fictícia” e coloca no personagem de Bruce Willis a coragem misturada com insegurança e até certa dose de fragilidade, mas que vai se moldando como assassino nato até um clímax que mesmo rápido passa a mensagem e dá conta do recado. Eli Roth ainda pega sua expertise em terror para algumas cenas de violência explícita que merecem aplausos, seja no último ato ou na já antológica cena da oficina.

Desejo de Matar” (que já tem continuação encomendada) acaba sendo uma espécie de “Duro de Matar” da terceira idade e mais calmo, mas que preserva a tensão, tem um ótimo ritmo que se quer num drama de ação e se destaca nas horas certas.

Curiosidade:

– O filme se passa em Chicago e no final Paul se muda para Nova York. No original de 1974, o filme se passa em Nova York e no final Paul se muda para Chicago.
– Todos locutores de rádio tiveram que improvisar suas falas. O diretor lhes deu apenas o tema “justiceiro”.
– O distrito policial do filme é uma réplica em menor escala de um dos distritos de Chicago, inclusive com o quadro de casos não resolvidos.
– No filme, Paul e seu irmão são canhotos. Os atores que os interpretam, Bruce Willis e Vincent D’Onofrio também são canhotos.
– A cena final do filme é exatamente igual ao do original de 1974.

Ficha Técnica

Elenco:
Bruce Willis
Vincent D’Onofrio
Elisabeth Shue
Camila Morrone
Dean Norris
Beau Knapp
Kimberly Elise
Len Cariou
Jack Kesy
Ronnie Gene Blevins
Kirby Bliss Blanton
Andreas Apergis
Ian Matthews
Wendy Crewson
Warona Setshwaelo

Direção:
Eli Roth

Produção:
Roger Birnbaum

Fotografia:
Rogier Stoffers

Trilha Sonora:
Ludwig Göransson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑