Deus da Carnificina (“Carnage”, França / Alemanha / Polônia / Espanha, 2011)

Genre : ,

Quem gosta de teatro vai se esbaldar e vai sentir como se estivesse assistindo a uma peça pela tela da TV. É que o novo filme de Roman Polanski (“O Escritor Fantasma”) é baseado na peça teatral homônima escrita por Yasmina Reza e fez sucesso na Broadway, na Europa e até no Brasil, encenada por Paulo Betti, Júlia Lemmertz, Orã Figueiredo e Deborah Evelyn, em 2010. E o diretor foi tão literal que filmou tudo praticamente em apenas um ambiente, tal qual Festim Diabólico (1948), de Alfred Hitchcock.

Jodie Foster (“Um Novo Despertar”) e John C. Reilly (“O Ditador”) são Penelope e Michael, um casal cujo filho foi vítima de bullying por um colega de escola. Os pais do menino que praticou a agressão, Nancy e Alan (Kate Winslet de “Contágio” e Christoph Waltz de “Os Três Mosqueteiros”) passam na casa do outro casal para pedir desculpas. O que começa com um leve e inocente papo aos poucos se transforma numa acalorada briga e desconcertantes agressões verbais.

E o filme tem um tema sensacional pra quem gosta de psicologia: sobre como o ser humano consegue despertar seu lado mais selvagem com determinados estímulos. Inclusive tem uma cena emblemática em seu final que compara a proporção da agressão no bullying e no próprio desenrolar da discussão entre os dois casais. O elenco, não só é uma atração a parte, como é a atração em si. Fica até difícil destacar um dos quatro protagonistas, visto que todos conseguiram fazer uma leitura perfeita de uma vida de classe média alta com suas respectivas inseguranças e egos, onde até o machismo e feminismo se confrontam. Polanski deixa a câmera solta num ótimo exercício de improvisação que os cinéfilos devem amar.

Entretanto por conta das características de um filme mais segmentado, os apreciadores de produções mais comerciais devem passar longe daqui, pois “Deus da Carnificina” tem peculiaridades teatrais e se debruça num estudo da psique humana com um ritmo que vai deixar os mais agitados profundamente entediados. Entretanto, o filme é um deleite de atuações com elementos técnicos discretos, mas que compõem o contexto geral com o maestro Roman Polanski em pleno comando e em plena forma cinematográfica.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Jodie Foster
Kate Winslet
Christoph Waltz
John C. Reilly

Direção:
Roman Polanski

Produção:
Saïd Ben Saïd

Fotografia:
Pawel Edelman

Trilha Sonora:
Alexandre Desplat

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑