Dívida de Honra (“The Homesman”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country : ,

Tommy Lee Jones que dirigiu e atuou no drama televisivo “The Sunset Limited” faz sua nova incursão nas mesmas cadeiras agora no cinema mostrando um duro retrato do velho oeste americano.

Baseado no livro de Glendon Swarthout, o filme nos apresenta Mary Bee (Hilary Swank de “A Condenação”) uma solteirona quase na casa dos quarenta anos que por seu jeito centralizador é desprezada pelos homens do povoado onde mora. Sem nada a perder, ela resolve aceitar uma árdua missão: levar três mulheres que enlouqueceram devido a implacável vida no oeste e aos maus tratos dos maridos para uma instituição numa cidade distante. Ela então encontra o forasteiro e picareta George (Jones) que se compromete em acompanha-la em troca de ela ter salvado a sua vida.

Para os apreciadores atentos, a obra vai se mostrar de uma carga emocional bastante forte, visto que a dominância do homem sobre a mulher naquela época poderia leva-las a distúrbios psicológicos e sem ter a quem recorrer. Algo extremamente relevante na trama que poderia ser melhor explorado pelo diretor. Tanto que, sem o espectador perceber, as três mulheres loucas são o alter ego da protagonista que encontra um enorme vazio na sua vida e que vê na aceitação do próprio homem dominador um pseudo sentido para a sua existência. E é por isso que a reviravolta em pleno segundo ato é tão chocante, num desvio de protagonista semelhante ao retratado em “O Lugar Onde Tudo Termina”.

Lógico que todo esse peso não seria possível, não fosse as ótimas performances de Swank, que merecia pelo menos indicações pelo papel, e de Tommy Lee Jones.

O drama também investe num terceiro ato que ao mesmo tempo resgata a dignidade do homem, enquanto mostra a árida realidade da vida que segue independente de seus percalços. E falando em árido, a fotografia do premiado Rodrigo Prieto de “O Lobo de Wall Street” deixa o público boquiaberto com a beleza das pradarias, que engrandecem, mas também sufocam os personagens.

Dívida de Honra” é sim um belo filme com presenças ilustríssimas que provavelmente vai ser subestimado pelos que preferem um arco convencional de história. Taí uma boa hora para mudar.

Ficha Técnica

Elenco:
Tommy Lee Jones
Hilary Swank
Grace Gummer
Miranda Otto
Sonja Richter
Jo Harvey Allen
Barry Corbin
David Dencik
William Fichtner
Evan Jones
Caroline Lagerfelt
John Lithgow
Tim Blake Nelson
Jesse Plemons
James Spader
Hailee Steinfeld
Meryl Streep

Direção:
Tommy Lee Jones

Produção:
Luc Besson
Peter Brant
Brian Kennedy

Fotografia:
Rodrigo Prieto

Trilha Sonora:
Marco Beltrami

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑