Don Verdean: O Que o Passado Nos Reserva (“Don Verdean”)

Sam Rockwell de “Vice” é um ótimo ator que fez uma escolha muito equivocada. Foi seduzido pelo diretor Jared Hess que já fez o fraquinho “Gênios do Crime” e aqui repete a dose.

Rockwell é o Don Verdean do título, um arqueólogo cristão que busca (e acha) relíquias bíblicas e sempre tem suas descobertas questionadas e também nunca decolou. Até que é contratado para achar determinado artefato e, na pressão, acaba falsificando-o junto com seu atrapalhado parceiro Boaz (Jemaine Clement de “O Que Fazemos nas Sombras”). O problema é que Boaz se torna ganancioso e o que era apenas um erro, se transforma numa espiral de desastre.

Ambos os personagens estão ótimos: Rockwell com uma incomum introspecção, o que torna sua interpretação ainda mais interessante; e Clement vem como um engraçadíssimo alívio cômico que rouba a cena e seu sotaque fake de árabe é hilário. Fora alguns outros coadjuvantes que tem seus bons momentos.

Só que o roteiro e direção são sonolentos. A produção não engrena numa comédia rasgada e fica cozinhando uma trama fraca que parece sempre estar “começando”. Na entrada do terceiro ato, ainda se tem a impressão que o filme não se encaixou.

A condução não tem um estilo próprio e se faz de genérica e sem empolgação. Até no final não mostra lição ou edificação, como se a narrativa fosse simplesmente interrompida sem maiores satisfações.

Don Verdean” tem um ótimo e engraçado elenco numa trama nada engraçada. Um marasmo.

Curiosidades:

– Como Sam Rockwell dificilmente usa barba em seus filmes, muitos dos figurantes passaram um bom tempo sem perceber quem ele era, já que estava barbado.
– Na cena em que Don Verdean (Sam Rockwell) vai numa loja de antiguidades, quem o atende é o pai de Rockwell na vida real.

Ficha Técnica

Elenco:
Sam Rockwell
Amy Ryan
Will Forte
Danny McBride
Jemaine Clement
Steve Park
Leslie Bibb
Sky Elobar
P.J. Boudousqué
Yaniv Moyal

Direção:
Jared Hess

Produção:
Brandt Andersen
Jason Hatfield
Jared Hess
Dave Hunter

Fotografia:
Mattias Troelstrup

Trilha Sonora:
Ilan Eshkeri
Heavy Young Heathens

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑