Dora e a Cidade Perdida (“Dora and the Lost City of Gold”)

Adaptação bem bestinha da série da Nickelodeon “Dora, a Aventureira” que foi ao ar por 20 anos, de 1999 a 2019, com temporadas e até estilos de desenhos diferentes. O filme funciona como uma ponte dos desenhos animados original do ano 2000 para o spin-offDora e Seus Amigos da Cidade” de 2014.

Isabela Moner de “De Repente Uma Família” interpreta Dora com muito carisma, mas de carisma só ela mesmo. O resto do elenco está insosso e apático, e até mesmo bons atores como Michael Peña (“A Mula”) que interpreta seu pai e Eugenio Derbez (“Tempestade: Planeta em Fúria”) como alívio cômico, pouco ou nada contribuem.

Dora deixa seus pais para estudar na cidade grande, mas bandidos sequestram ela e seus amigos e os levam para selva a fim de achar uma cidade perdida.

Dirigido por James Bobin de “Alice Através do Espelho”, parece que nem os realizadores acreditaram no sucesso desse filme, pois o budget não permitiu nem efeitos especiais dignos de uma superprodução, inclusive com personagens em CGI que deixam muito a desejar como o macaco Botas e a raposa Swiper.

O máximo da inspiração é quando conseguem uma interessante cena onde os personagens viram a animação 2D original, mas que ainda assim, termina apenas para seguir em frente com o roteiro sem nenhuma aderência com a trama. A própria cena final que logicamente relembra uma mistura de Indiana Jones com Lara Croft mirim é mal feita, mal conduzida e tampouco faz sentido.

O que fica é que “Dora e a Cidade Perdida” tem seu público alvo mais para crianças que se divertem facilmente e ainda não conseguem discernir a falta de preparo ou esmero na narrativa ou na produção. Melhor deixar pra lá.

Curiosidades:

– Isabela Moner trocou seu nome artístico para Isabela Merced.
– Ela quando mais jovem já dublou a amiga de Dora em uma das temporadas do desenho animado.
– Com poucas semanas para o lançamento a equipe percebeu que o macaco Botas não usava… botas! Tiveram que colocar digitalmente as botas no personagem às pressas pra não perderem a data de lançamento.
– Na cena do mapa e da mochila falante, os dubladores são os mesmos do desenho original.

Ficha Técnica

Elenco:
Isabela Moner
Jeff Wahlberg
Eva Longoria
Michael Peña
Eugenio Derbez
Madeleine Madden
Nicholas Coombe
Danny Trejo
Benicio Del Toro
Madelyn Miranda
Malachi Barton
Sasha Toro
Marc Weiner
Joey Vieira
Pia Miller
Adriana Barraza
Natasa Ristic
Christopher Kirby
Temuera Morrison
Christopher Rawlins

Direção:
James Bobin

Produção:
Kristin Burr

Fotografia:
Javier Aguirresarobe

Trilha Sonora:
John Debney
Germaine Franco

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑