Dredd (EUA, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Em 1995 Sylvester Stallone protagonizou uma adaptação da HQ “Judge Dredd” que chegou a ser constrangedor até pela presença do humorista mais sem graça de todos os tempos, Rob Schneider (basta ver “Cada Um Tem a Gêmea que Merece” e chorar).

Demorou muito para alguém ter peito pra fazer um filme sobre esse anti-herói que realmente valesse a pena. O diretor Pete Travis (“Ponto de Vista”) tinha o conceito de que a produção precisava de muita violência explícita, pois essa é a essência do personagem. Ele sabia que isso faria a censura aumentar e assim diminuiria público e receita, portanto precisaria de um roteiro que cabesse no contexto e no budget.

Assim, inspirado claramente no recente sucesso da Indonésia, o ótimo “Operação Invasão”, cuja crítica postarei em breve, nos leva a uma cidade onde a violência impera e só consegue ser controlada pelos Juízes que também são júri e executores.

Karl Urban de “Padre”, interpreta com vigor absoluto o Juíz Dredd que junto com uma juíza novata com poderes paranormais (Olivia Thirlby de “A Hora da Escuridão”), caçam uns traficantes dentro de um imenso prédio que mais parece uma enorme favela vertical que é controlada pela rainha do tráfico Ma-Ma (Lena Headey de “Instinto de Vingança”). Ela sela o prédio inteiro e impõe a todos os criminosos uma caçada para aniquilar com Dredd.

O diretor não dá trégua na ação e passamos os 95 minutos vendo balas transpassando corpos, pessoas sendo esmigalhadas no chão, sangue e tripas para todos os lados. Mas o melhor de tudo é que nada é apelativo, mas apenas contribui para a total realidade do contexto no qual se passa a criação deste universo.

Os efeitos especiais se adequaram perfeitamente ao budget de produção e o diretor usa o recurso da câmera lenta na medida certa para mostrar o efeito de uma droga sintética que faz com que o tempo passe a um décimo de sua velocidade normal. E o protagonista dá um show a parte jamais tirando a sua máscara e envolvendo sua persona numa aura de um justiceiro do mal, mas ainda assim um herói. “Dredd” é um filme de ação como poucos. Filme de macho.
[rating:4]

Ficha Técnica

Elenco:
Karl Urban
Olivia Thirlby
Emma Breschi
Rakie Ayola
Lena Headey

Direção:
Pete Travis

Produção:
Alex Garland
Andrew Macdonald
Allon Reich

Fotografia:
Anthony Dod Mantle

Trilha Sonora:
Paul Leonard-Morgan

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑