Duas Rainhas (“Mary Queen of Scots”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2018

A história real deve ter sido mais benéfica para a Rainha da Escócia do que esse filme.

Saoirse Ronan, indicada ao Oscar por “Lady Bird: A Hora de Voar” é Mary, que enviuvou na França e volta para assumir seu trono na Escócia para o desgosto dos católicos dominantes – já que ela promove um país laico – e que fazem a cabeça da Rainha Elizabeth (Margot Robbie também indicada por “Eu, Tonya”) para destronar a monarca, pois a Escócia já estava fazendo parte do Reino Unido.

A produção tem dois graves problemas. O primeiro é que sem querer pintam Mary como uma louca ou pelo menos com um transtorno bipolar: mostrada como a mocinha da história, ela parece ser tolerante a tudo – e olha que jogam muito contra – mas quando mexem no trono dela, o bicho pega. Essa esquisita dualidade que na narrativa é bem latente prova que o roteiro não conseguiu desenhar uma personalidade consistente, muito menos a protagonista conseguiu externar a complexidade do personagem sem parecer forçada ou sem noção.

E sim, ela é a protagonista, pois Margot Robbie – que está bem melhor na pele de Elizabeth – infelizmente tem pouco tempo de tela (e sempre rouba a cena), não contribuindo tanto com o resultado. Aliás, sua interpretação somada à ótima maquiagem é uma atração à parte.

O outro problema também está no roteiro, mas principalmente na direção da desconhecida Josie Rourke: os eventos acontecem numa velocidade grande com edições onde facilmente se perde a noção do tabuleiro do poder dentro de Inglaterra e Escócia e, algumas vezes até o tempo é uma variável obscura. As guerras e conspirações começam e terminam sem que o espectador entenda de verdade suas origens e motivações específicas e piora quando personagens entram e saem virando a casaca. Tudo parece ser simplesmente atirado no público e até próprio diálogo do encontro entre as duas rainhas soa estranho, sendo que os acontecimentos depois disso são quase ininteligíveis pela narrativa que acompanha.

Duas Rainhas” é um amontoado de eventos entre personagens inconstantes e inconsistentes que desagua numa conclusão histórica conhecida, mas cujo caminho só consegue ser percorrido aos trancos e barrancos.

Curiosidades:

– O filme se passa no mesmo universo de “Elizabeth” de 1998 e “Elizabeth – A Era de Ouro” de 2007 que contava com Cate Blanchett em ambos os filmes como a Rainha da Inglaterra. Inclusive tanto Blachett quanto Margot Robbie são atrizes australianas que interpretam a mesma personagem.
– O cavalo que Saoirse Ronan cavalga como Mary é o mesmo que Gal Gadot cavalga em “Mulher Maravilha”, inclusive tem a mesma treinadora.
– Saoirse Ronan e Margot Robbie só se viram no dia em que filmaram a sua cena juntas. Até os ensaios foram feitos em separado. As filmagens com Margot Robbie terminaram no dia em que as com Saoirse Ronan começaram.

Ficha Técnica

Elenco:
Saoirse Ronan
Margot Robbie
Guy Pearce
David Tennant
Richard Cant
Guy Rhys
Thom Petty
Izuka Hoyle
Maria Dragus
Eileen O’Higgins
Liah O’Prey
Aneurin Pascoe
Adrian Derrick-Palmer
Martin Compston
James McArdle
Kal Sabir
Adam Bond
Adrian Lester
Joe Alwyn
Grace Molony
Georgia Burnell
Luke Hobson
Ben Wiggins
Eldredd Wolf
Alan Turkington
Ismael Cruz Cordova
Ian Hart
Brendan Coyle
Jack Lowden
Sean Buchanan

Direção:
Josie Rourke

Produção:
Tim Bevan
Eric Fellner
Debra Hayward

Fotografia:
John Mathieson

Trilha Sonora:
Max Richter

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑