Dublê do Diabo (“The Devil’s Double”)

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2011

Parece coisa de cinema, mas os ditadores historicamente contratam (ou obrigam) pessoas parecidas com eles para fazerem cirurgias plásticas para ficarem ainda mais parecidas e se fazerem passar por dublês deles e de seus familiares. E isso vai desde Fidel Castro até Saddam Hussaim. E falando neste último, resolveram realmente transformar o fato em coisa de cinema, através de uma visão baseada em fatos reais do dublê do filho de Saddam, Uday Hussaim, conhecido por ter sido praticamente um psicopata.

O ator Dominic Cooper que sempre se destaca como coadjuvante de grande produções como “Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros”, surpreende na sua atuação do pacato Latif que é recrutado para ser o dublê de Uday (também Cooper).

O diretor Lee Tamahori (“O Vidente”) se esmerou no primeiro ato para recriar o processo de “clonagem” desde as cirurgias até as aulas de oratória para os trejeitos e a maneira de falar fique a mais parecida possível com o filho do ditador. A partir do segundo ato, o roteiro foca na relação entre os dois protagonistas. E é nessa hora que Cooper brilha. Desde o início quando percebemos as diferenças latentes entre os dois personagens interpretados pelo mesmo ator, a mudança de Latif ao longo de sua trajetória e a loucura cada vez mais profunda de Udday, são retratadas de forma visceral e digna de uma indicação.

Se não bastasse isso, o diretor foi cercado de uma equipe técnica das mais competentes, desde o design de produção que traz uma visão de extremo realismo de Bagdá e sua pobreza contrastando com o esplendor das instalações da família Hussein. Tudo muito bem fotografado por Sam McCurdy (“Centurião”), além de uma trilha sonora eletrizante, envolvente de Christian Henson (“Triângulo do Medo”) que suporta toda a narrativa.

Dublê do Diabo” é uma surpresa excepcional tanto pela temática original que dá uma outra visão sobre a guerra no Oriente Médio, quando pela realização que consegue nivelar todos os aspectos técnicos e cênicos no mais alto patamar.

Ficha Técnica

Elenco:
Dominic Cooper
Ludivine Sagnier
Raad Rawi
Philip Quast
Mimoun Oaïssa
Khalid Laith
Dar Salim
Mem Ferda
Nasser Memarzia
Pano Masti
Akin Gazi

Direção:
Lee Tamahori

Produção:
Paul Breuls
Michael John Fedun
Norton Herrick
Emjay Rechsteiner
Catherine Vandeleene

Fotografia:
Sam McCurdy

Trilha Sonora:
Christian Henson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑