Dumbo

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2019

Dizem que parte de tudo o que a Disney faz está na magia do que ela é. “Dumbo” é uma ótima prova disso, já que é uma Sessão da Tarde, mas com a aura da Disney permeando toda a produção.

O Dumbo em CGI é uma fofura. Na verdade, fizeram um ótimo trabalho de fotorrealismo, mas acrescentaram discretas expressões faciais, principalmente nos olhos para passar uma conexão sentimental maior. E funciona direitinho.

A história do filme difere bastante do desenho e foi baseada num conto de ninar. Dumbo nasce no Circo de Max Medici (Danny DeVito de “Sonhando Acordado”) e é bem cuidado pelos filhos de Holt (Colin Farrell de “As Viúvas”), um cowboy que foi pra guerra e perdeu seu braço na luta e sua esposa pro câncer.

As coisas se complicam quando o circo acaba vendendo a mãe de Dumbo e depois eles recebem a visita do mal caráter Vandevere (Michael Keaton de “O Assassino: O Primeiro Alvo”) que quer tomar o pequeno elefante para que ele se apresente com sua atração principal, a bela e misteriosa Collete (Eva Green que acabara de trabalhar com Tim Burton em “O Lar das Crianças Peculiares”).

Burton, aliás, utiliza sua estética, mas adaptado às Disney, saindo dos predominantes preto e branco para um colorido tal qual fez em “Peixe Grande”. Mas seu estilo narrativo carrega parte da magia que a Disney precisa, pois transforma uma história sem grandes destaques em esquetes épicos e até mesmo seus personagens unidimensionais ganham mais vida na dinâmica que ele imprime. Inclusive, o elenco está correto e talvez só Michael Keaton desponte como o cafona vilão.

Mas o filme é mesmo de Dumbo: seja tecnicamente como emocionalmente, o elefantezinho encanta por seu realismo, inteiração com os personagens e arco emocional que ele enfrenta.

Ao ser analisado em retrospecto, “Dumbo” tem um roteiro até que simplório, mas Tim Burton consegue potencializar algo pequeno e transformar em épico com sua técnica. E a magia Disney ajudando.

Curiosidades:

– O trem do circo tem a frente que se assemelha ao Mickey Mouse.
– No set havia um jarro de palavrões onde toda vez que alguém falava algum, tinha que doar 1 dólar que iria para caridade. Colin Farrell foi quem mais “contribuiu”.
– Tudo foi filmado dentro do estúdio, inclusive as cenas aparentemente ao ar livre.
– O circo Dreamland de Vandevere foi inspirado em algumas das atrações dos parques da Disney.
– Eva Green tem medo de alturas, mas conseguiu vencê-lo graças ao seu instrutor de circo.
– Grande parte dos intérpretes do circo são circenses de verdade que vieram de várias partes do mundo. Como muitos não falavam inglês, foi instalada uma mesa de ping pong para eles interagirem melhor entre si.
– A cena das bolhas de sabão foi inspirada no desenho original.
– A música que se escuta no trailer foi gravada no Brasil pela cantora norueguesa Aurora Aksnes que estava em tour naquele momento.
– Toda a equipe de filmagem ficou surpresa com a maestria com que Colin Farrell montava em cavalos, visto que ele aprendeu a montar para outros filmes de sua carreira. Ele inclusive ia constantemente aos estábulos se certificar que os animais estavam sendo bem tratados.
– A atriz Nico Parker é feilha de Thandie Newton, que estava no estúdio do lado filmando “Han Solo – Uma História Star Wars“. Todos os dias Newton deixava Parker nos sets de Dumbo e no final de suas filmagens, ia buscá-la.

Ficha Técnica

Elenco:
Colin Farrell
Michael Keaton
Danny DeVito
Eva Green
Alan Arkin
Nico Parker
Finley Hobbins
Roshan Seth
Lars Eidinger
Deobia Oparei
Joseph Gatt
Miguel Muñoz Segura
Zenaida Alcalde
Douglas Reith
Phil Zimmerman

Direção:
Tim Burton

Produção:
Katterli Frauenfelder
Derek Frey
Ehren Kruger
Justin Springer

Fotografia:
Ben Davis

Trilha Sonora:
Danny Elfman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑