Elisa & Marcela (“Elisa y Marcela”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2019

A cineasta Isabel Coixet de “A Livraria” volta á sua terra natal, Espanha, para filmar um romance da Netflix baseado numa história real em 1901 sobre duas mulheres que se apaixonam e que, para escapar da inquisição que proibia relações do mesmo sexo, uma delas se disfarçou de homem. As belíssimas e competentes atrizes Natalia de Molina e Greta Fernández são respectivamente Elisa e Marcela, sendo que é Elisa quem se disfarça de Mário.

Todo filmado em preto e branco, plasticidade e fotografia são um ótimo diferencial estético da produção que conta também com a garra da dupla principal em fazer o enredo funcionar.

A obra esbarra num tanto inconveniente requisito de durar duas horas, onde a diretora parece querer esticar a contemplação romântica em alguns momentos talvez equivocados. Enquanto o erotismo das belas atrizes nunca é demais, há certa insistência em investir muito tempo nisso, incluindo algumas cenas no mínimo estranhas com fantasias com polvos e lulas (lembrou aqueles sinistros filmes eróticos japoneses).

Entre essas e outras longas tomadas onde apenas se ratifica aquilo que já fora entendido pelo espectador, a trama do disfarce masculino fica diluída e parece apenas uma vírgula num filme carregado de informações que nem sempre agregam. Há um espaço pelo menos de meia hora para enxugar principalmente no segundo ato.

Já a partir do último terço a narrativa decola mostra a que veio, misturado as veias românticas e dramáticas num desfecho edificante e com uma forte mensagem.

Elisa & Marcela” é recomendado, mas com um pouquinho de paciência para fazer a trama se desenvolver, mas tem uma beleza que é um prazer contemplar por duas horas.

Ficha Técnica

Elenco:
Natalia de Molina
Greta Fernández
Sara Casasnovas
Tamar Novas
María Pujalte
Francesc Orella
Manolo Solo
Kelly Lua
Manuel Lourenzo
Jorge Suquet
Ana Santos
Lluís Homar
Mariana Carballal
Luisa Merelas
Roberto Leal

Direção:
Isabel Coixet

Produção:
Zaza Ceballos
Ana Figueroa

Fotografia:
Jennifer Cox

Trilha Sonora:
Sofia Oriana Infante

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑