Elvis & Nixon

Genre :
Actor : , , , , ,
Country :
Release Date : 2016

Que coincidência: esse é o terceiro filme seguido comentado pelo Cinecríticas em que Michael Shannon é um dos protagonistas, seguido de “Destino Especial” e “Desconhecida”.

Ele é ninguém menos que Elvis Presley e o filme faz uma pequena ficção de um fato real. O fato: em dezembro de 1970, Elvis se encontrou com o na época presidente americano Nixon e rolava um rumor que ele queria ser um agente secreto (Elvis, não Nixon). Daí os roteiristas desenvolveram toda uma situação ficcional em volta disso e chegaram num resultado agradável e até com umas surpresas.

A primeira é que Shanon não se parece em nada com Elvis e ainda assim, vê-lo atuar é uma aula, de tal forma que seu físico vira um mero detalhe. Kevin Spacey (“Em Ritmo de Fuga”) também dá um show como Nixon, incluindo seus maneirismos e trejeitos (um pena que sua carreira acabou por conta das denuncias de agressão sexual).

Com atores afiadíssimos, o resto ficou mais fácil: teve-se o cuidado de prolongar o suspense sobre a viabilidade do encontro entre os protagonistas, o qual muitos vezes descambou para uma comédia inteligente, mas outras pareceu tornar o ritmo mais moroso. Mas o terceiro ato é memorável, o diálogo entre Shannon e Spacey, ou melhor, Elvis e Nixon é cheio de momentos deliciosamente cômicos (a cena do karatê é sensacional).

A trilha sonora cheia das good vibes de Ed Shearmur (“Antes de Dormir”) dá uma boa leveza à história que dura menos de 90 minutos.

Elvis & Nixon” se torna uma ótima Sessão da Tarde e um passatempo descompromissado sem precisar ser a última opção.

Curiosidades:
– O filme era pra ter sido uma produção caseira estrelando um dos próprios roteiristas como Elvis. Quando a produtora viu o potencial do roteiro, faz uma produção classe A. Porém o roteirista Joey Sagal acabou fazendo o clone de Elvis na cena do aeroporto.
– Jerry Schilling, interpretado por Alex Pettyfer (“O Mordomo da Casa Branca”), além de amigo de infância, foi dublê de Elvis em 8 de seus filmes. E ele ainda é vivo e sua série favorita é House of Cards, com o próprio Kevin Spacey.
– Há uma cena em que Nixon faz uma brincadeira sobre arrombar um quarto. Essa é uma analogia ao escândalo de Watergate, que 4 anos depois viria a causar a renúncia do presidente.
– Ambos os adores Michael Shannon e Kavin Spacey já viveram arquiinimigos General Zod e Lex Luthor respectivamente.
– A cena do encontro foi a última a ser filmada.

Ficha Técnica

Elenco:
Michael Shannon
Kevin Spacey
Alex Pettyfer
Johnny Knoxville
Colin Hanks
Evan Peters
Sky Ferreira
Tracy Letts
Tate Donovan
Ashley Benson
Kamal Angelo Bolden
Ahna O’Reilly
Ian Hoch
Ritchie Montgomery
Nathalie Love

Direção:
Liza Johnson

Produção:
Cary Elwes
Cassian Elwes
Holly Wiersma

Fotografia:
Terry Stacey

Trilha Sonora:
Ed Shearmur

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑