Em Busca de um Lar (“Gimme Shelter”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

O filme é 1/3 ótimo, 1/3 bom e 1/3 regular. Baseado numa história de superação real, Vanessa Hudgens de “Sangue no Gelo” é Apple que cresceu num lar de viciados e, cansada de tudo, foge para a casa de seu pai biológico, mas não se adapta e vai parar num abrigo para meninas grávidas e lá começa a aprender a ser gente.

O 1/3 regular fica por conta da protagonista que passa os dois primeiros atos sendo uma chata como personagem e como atriz, num desempenho sofrível que parece se limitar a fazer cara feia, olhar pra baixo e ter mini surtos. A redenção dela no final é artificial e forçada e, se não fosse a história em si, pouco se aproveitaria.

E é nessa parte que chegamos no 1/3 bom: a história no geral comove, mas é irregular onde há pontos cegos, como a personagem que interpreta a madrasta de Apple (Stephanie Szostak de “RIPD – Agentes do Além”) que hora tem os típicos traços de vilã e de repente parece a Madre Teresa de Calcutá. Por outro lado, Brendan Fraser (“Viagem 2: A Ilha Misteriosa“) que interpreta o pai biológico, é bem mais consistente. O roteiro segue um caminho crível, mas com buracos, pois por mais real que certas decisões tenham sido na “vida como ela é”, a produção não consegue passar essa mesma naturalidade (a cena em que Apple decide descer do carro e voltar é piegas e forçada).

Finalmente chegamos no 1/3 ótimo que talvez seja até mais relevante que a personagem principal, que é a maneira que o abrigo para meninas é retratado, com honestidade e sem beatificá-lo e com personagens que refletem o estado de abandono, mas com um fiapo de esperança num futuro melhor. Destaque para a eterna voz de Darth Vader, James Earl Jones, materializado como um padre que ajuda Apple, mas que também é humano e reconhece seus erros.

Em Busca de Um Lar” escapa da mediocridade pela bela história que tem com direito a fotos reais nos créditos finais, o que conta muito num filme que foi feito sem o devido cuidado.

Curiosidades:
– Apesar de baseada numa história real e a personagem Apple realmente existir, sua história completa foi baseada na história dela e de outra garota para dar maior dramaticidade à trama.
– Brendan Fraser (que interpreta o pai biológico de Apple) e James Earl Jones doaram seus salários para o abrigo de meninas no qual o filme se baseia.
– As cenas do abrigo foram filmadas no abrigo real.
– A mãe de Vanessa Hudgens aparece como extra na cena da igreja como uma das pessoas na missa.

Ficha Técnica

Elenco:
Vanessa Hudgens
Rosario Dawson
Brendan Fraser
James Earl Jones
Stephanie Szostak
Dascha Polanco
Emily Meade
Ann Dowd
Candace Smith
Peter Epstein
Eddie Schweighardt

Direção:
Ron Krauss

Produção:
Ron Krauss
Jeff Rice

Fotografia:
Alain Marcoen

Trilha Sonora:
Ólafur Arnalds

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑