Encalhados (“Laggies”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

Uma comédia romântica não precisa ser necessariamente edificante ou com um protagonista que acha a redenção no final, apesar desse ser o destino de várias delas. Pelo contrário, pode-se até subverter o tema – já que a vida não é justa mesmo – e ainda assim ter seu lugar ao sol.

Encalhados” quase consegue esse feito. Quase. Mas antes do quase, vamos à sinopse: Keira Knightley de “Evereste” é Megan, uma mulher que parece ter parado no tempo. Enquanto suas amigas se casam e tem filhos, ela tem um namorado cuja relação não anda e ainda não sabe que carreira seguir, além de ser mimada pelos pais. No dia em que seu namorado a propõe em casamento, ela também vê seu pai traindo a sua mãe, tem um surtinho e decide dar um tempo a si mesmo. Após casualmente conhecer uma menina bem mais nova que ela, Annika (Chloë Grace Moretz de “Vizinhos 2”), Megan decide mentir que vai fazer um curso fora e passa uma semana na casa de Annika, onde conhece o pai dela, Craig (Sam Rockwell de “Rolou Uma Química”). Daí ela vai fazer todas as escolhas erradas possíveis, provando ser ainda mais imatura do que se esperava.

Apesar de Megan ser a protagonista, o roteiro é inteligente ao nos apresentar personagens que, como ela, também são encalhados em seus próprios mundos: Annika quer se mostrar moderninha, mas não consegue sair da friendzone a que ela mesma se colocou; Craig é um divorciado que finge tentar conhecer pessoas novas, mas não sai da posição de conforto; e até os demais coadjuvantes parecem seguir caminhos onde não se olham para os lados ou agem para mudança. E esse tema desperta uma boa discussão porque não é preciso ser necessariamente uma boa pessoa para agir contra o lugar de conforto, e mais: até sair dele pode fazer com que a pessoa tenha uma ética questionável.

Com toda essa interessante essência, a produção fica ainda no quase. E esse quase se deve em grande parte a protagonista. Keira Knightley é uma atriz bastante limitada que se dá bem em personagens unidimensionais ou estereotipados, mas se perde na hora de mostrar complexidade. Daí sua personagem tem uma grande dificuldade de se conectar com o público (nós por definição não somos personagens de cinema e portanto, somos pessoas complexas de verdade). Por isso que o experiente e talentoso Sam Rockwell rouba todas as cenas: ele faz justamente o que Knightley deveria fazer como atriz. E é ele quem não deixa o filme à deriva enquanto Chloë Grace Moretz continua sem feder nem cheirar.

Encalhados” é uma comédia original que só não capitalizou mais seu conteúdo pelas limitações da protagonista que, apesar de linda, prova que beleza não põe mesa.

Curiosidade: A tartaruga do filme se chama Lynn que é o nome da diretora (ela afirma que no roteiro já estava com esse nome). Na vida real o nome da tartaruga é Shelley que é a versão feminina do sobrenome da diretora, Shelley.

Ficha Técnica

Elenco:
Keira Knightley
Chloë Grace Moretz
Sam Rockwell
Mark Webber
Ellie Kemper
Maura Lindsay
Sara Coates
Kirsten deLohr Helland
Eric Riedmann
Louis Hobson
Jeff Garlin
Jodi Thelen
Kaitlyn Dever
Daniel Zovatto
Dylan Arnold
Zoe McLane
Amy Thone
Jasmin Savoy Brown
Gretchen Mol

Direção:
Lynn Shelton

Produção:
Steve Golin
Myles Nestel
Raj Brinder Singh
Rosalie Swedlin

Fotografia:
Benjamin Kasulke

Trilha Sonora:
Benjamin Gibbard

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑