Ender’s Game – O Jogo do Exterminador (“Ender’s Game”)

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

Existe uma incômoda lógica em superproduções infanto-juvenis como o chatíssimo “Percy Jakson”, o abaixo da média “As Crônicas de Nárnia” e até mesmo ótimas franquias como “Harry Potter”: de que quando o mundo está em perigo, mandam-se crianças (ou pelo menos pré adolescentes) para resolver o problema. Principalmente quando aparentemente os adultos teriam bem mais chances de fazer a diferença.

É o que acontece nessa produção que se assemelha em muito ao ruim “Tropas Estrelares” de 1997: depois de uma quase bem sucedida invasão alienígena, a raça humana se prepara para uma nova investida recrutando crianças para controlar as armas à distância com a desculpa esfarrapadíssima de que elas absorvem as coisas mais rápido que os adultos. É quando o Coronel Graff (Harrison Ford de “Uma Manhã Gloriosa”) percebe no jovem Ender (Asa Butterfield, também conhecido como Hugo Cabret) uma capacidade técnica sem igual para comandar as tropas, numa devoção que lembra quando Mace Windu sentiu a força em Anakin Skywalker (apenas divagando aqui). É quando Ender inicia sua jornada para tentar se tornar o comandante a vencer a batalha contra os aliens.

Por incrível que parece, o incômodo detalhe dito no inicio, apesar de afetar em muito o resultado, visto que funcionaria muito melhor com jovens adultos, é talvez um dos únicos problemas do filme. A jornada do protagonista parece ter sido tirada dos melhores livros sobre como ser um líder e gestão de equipes, visto que deve ser altamente recomendado para executivos em início de carreira. Ender usa sua inteligência emocional para sobrepujar suas fraquezas e tomar as melhores decisões que visem o bem da equipe e dos resultados esperados. O mais surpreendente e o que deve dar o diferencial na obra, baseada no best-seller de Orson Scott Card, é o último ato, isto é, na última prova de Ender e no que se segue depois, como uma ótima reviravolta, mesmo que já tenha deixado o clímax para trás.

O diretor Gavin Hood de “Wolverine“, sofre com o frágil conceito de atrair o mesmo público de “Harry Potter”, mas no fim, “Ender’s Game – O Jogo do Exterminador” esconde uma poderosa história por trás que seria bem mais visível caso fosse um filme mais adulto.

Ficha Técnica

Elenco:
Asa Butterfield
Harrison Ford
Hailee Steinfeld
Abigail Breslin
Ben Kingsley
Viola Davis
Aramis Knight
Suraj Partha
Moises Arias
Khylin Rhambo
Jimmy ‘Jax’ Pinchak
Nonso Anozie
Conor Carroll

Direção:
Gavin Hood

Produção:
Orson Scott Card
Robert Chartoff
Lynn Hendee
Alex Kurtzman
Linda McDonough
Roberto Orci
Gigi Pritzker
Ed Ulbrich

Fotografia:
Donald McAlpine

Trilha Sonora:
Steve Jablonsky

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑