Era Uma Vez em Nova York (“The Immigrant”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

“Era Uma Vez em Nova York” é o que “Brooklyn” gostaria de ter sido, mas faltou um pouco mais de coragem.

Marion Cotillard de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” é Ewa, uma polonesa imigrante que chega aos EUA da década de 20 fugindo dos resquícios da 1ª Guerra Mundial com sua irmã, a qual fica detida por apresentar sintomas de tuberculose. Desesperada, Ewa encontra Bruno (Joaquin Phoenix de “Vício Inerente”) um cafetão que a prostitui em troca de dinheiro que pode livrar a irmã. Caindo em desgraça, Ewa encontra Emil (Jeremy Renner de “Missão Impossível: Nação Secreta”), um mágico que pode ajuda-la (ou não).

A trama escrita e dirigida por James Gray (“Os Donos da Noite”), não só tem um nível dramático impecável como evoca a realidade da época numa fotografia que retrata a cidade de Nova York suja com cores dessaturadas, personagens decadentes e polícia corrupta.

E tudo isso se internaliza no trio de protagonistas, principalmente pelo fato de que não existem puramente heróis: a própria Ewa carece de caráter mesmo quando sua justificativa é tocante (como numa ótima frase dita sobre “ir para o inferno por tentar sobreviver”), sendo o retrato da dubiedade onde Cotillard brilha com uma atuação que consegue ser ao mesmo tempo discreta e profunda.

Mas Bruno é de longe o personagem mais interessante, primeiro porque é uma espécie de anti-herói que se aprende a odiar e vilão que se aprende a amar, talvez um dos personagens mais complexos e com uma interpretação digna de uma indicação a Oscar para Joaquin Phoenix. Até mesmo Emil – mais para coadjuvante – tem uma personalidade duvidosa e vai se revelando com o tempo, mesmo que o roteiro tenha tomado a sábia decisão de nunca revelar suas motivações.

O diretor de fotografia Darius Khondji (“Magia Ao Luar”) tem uma sinergia perfeita com James Gray e produz várias tomadas memoráveis, mas nenhuma tão marcante quando seu desfecho que mostra dois tipos de redenção opostos numa mesma cena usando simplesmente recursos de câmera.

Era Uma Vez em Nova York” junta uma narrativa primorosa sem firulas e captura em cheio a emoção que deseja passar ao espectador. Recomendadíssimo.

Ficha Técnica

Elenco:
Marion Cotillard
Joaquin Phoenix
Jeremy Renner
Dagmara Dominczyk
Jicky Schnee
Elena Solovey
Maja Wampuszyc
Ilia Volok
Angela Sarafyan

Direção:
James Gray

Produção:
James Gray
Anthony Katagas
Greg Shapiro
Christopher Woodrow

Fotografia:
Darius Khondji

Trilha Sonora:
Christopher Spelman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑