Escobar: A Traição (“Loving Pablo”)

Ficha Técnica

A figura quase mítica de Pablo Escobar vem sendo bastante explorada nos últimos anos, principalmente com o sucesso da série “Narcos”, mas também em filmes recomendados como “Conexão Escobar”, “Escobar: Paraíso Perdido” e “Feito na América”. O que todas essas produções mostram é que a vida do – talvez – maior traficante do planeta teve várias facetas e dependeu de uma série quase infinitas de decisões e eventos que culminaram em sua morte no início da década de 90.

Baseado no livro “Amando Pablo, Odiando Escobar” – em tradução livre – o filme narrado por Virginia Vallejo, principal amante do “El Patron”, fala de mais uma dessas facetas.

Casados na vida real, Javier Bardem de “Mãe!” e Penélope Cruz de “Assassinato no Expresso do Oriente” interpretam o casal protagonista nesse drama que pega um Escobar já abrindo o Cartel de Medelin até o fim de sua carreira.

Apesar da direção e elenco espanhóis, para entrar no mercado americano, as atuações tiveram que ser todas em inglês, misturando um espanhol tipo “Ave Maria”, “Puta Madre”, “Cabron”, só para dar um toque mais charmoso. O que o espanhol Fernando León de Aranoa agrega na direção um tanto engessada e uma narrativa coesa e uma boa dose de violência gráfica que passa uma boa idéia de como Escobar conduzia os negócios.

Os destaques positivos vão para Bardem cujo protagonista está na medida em que mesmo apenas num arco de história consegue passar sua persona ameaçadora, mas ao mesmo tempo conflitante em suas próprias emoções; para Cruz que encarna a petulante e melancólica Virginia com garra em um de seus melhores papéis em tempos.

O melhor, entretanto, está no próprio roteiro que consegue abraçar vários eventos – muitos aterradores – dentro de uma só história: falar Escobar foi amado e odiado pelo povo colombiano, a maneira como conduzia os negócios, sua entrada na política, o esquema de tráfego, sua veia pedófila, seu amor pela família, tudo isso contado em pouco tempo, porém sem ser raso, já faz o espectador sair do cinema com um retrato bastante relevante da engrenagem do tráfico de drogas mundial com Pablo e o cartel de Medelin que, mais tarde iria perder seu reino para o cartel de Cali.

Escobar: A Traição” ganha em roteiro e elenco e conta com uma direção que é objetiva, sem firulas, mas que também não sai muito do lugar comum. Ótima história e bem contada.

Elenco:
Javier Bardem
Penélope Cruz
Peter Sarsgaard
Julieth Restrepo
Óscar Jaenada
Fredy Yate
Ricardo Niño
Pedro Calvo
Joavany Alvarez
David Valencia
Santiago Londoño
Juan Sebastián Calero
Quique Mendoza
Ariel Sierra
Julio Nava

Direção:
Fernando León de Aranoa

Produção:
Javier Bardem
Ed Cathell III
Kalina Kottas
Miguel Menéndez de Zubillaga
Dean Nichols
John Thompson

Fotografia:
Alex Catalán

Trilha Sonora:
Federico Jusid

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑