Estranha Presença (“The Little Stranger”)

A maior qualidade do filme se transforma em seu maior defeito.

Domhnall Gleeson de “Star Wars” é o Dr. Faraday, um jovem e introspectivo médico que volta a sua cidadezinha natal e passa a atender como médico de família no início do século XX. Quando ele começa a atender a família Ayres que mora numa mansão pela qual ele é obcecado desde criança, estranhos fenômenos começam a acontecer ao mesmo tempo em que ele começa a se afeiçoar pela filha da matriarca da casa, Caroline (Ruth Wilson de “Suíte Francesa”).

A tal qualidade é que o filme dirigido por Lenny Abrahamson do premiado “O Quarto de Jack” não oferece uma explicação inicial sobre suas tramas: os fenômenos podem ou não ser sobrenaturais e, independente disso, são coadjuvantes à história de Faraday e Caroline e a própria casa. O espectador fica atento para que os desdobramentos possam esclarecer se há alguma correlação entre os acontecimentos e a abordagem nunca descamba para o terror clichê, mas permanece num clima de atenção e tensão.

Só que, lá pelo fim do segundo ato, quando o roteiro começa a dar pistas mais do que necessárias para que se entendam as respostas, o filme entra numa crise de identidade porque continua insistindo em não ser nem terror, nem drama e age como se o público não tivesse entendido as pistas. É como se houvesse dois diretores e um deles inseriu as pistas na edição final sem o outro – que dirigiu o resto – soubesse.

Fica claro que o problema é que, apesar de semelhantes, abordagem e condução são coisas diferentes. No início elas se conversavam e no fim não mais. Portanto, paira uma estranha sensação de descolamento.

Destaque para o elenco que imerge em seus papéis, inclusive para Will Poulter de “Midsommar: O Mal Não Espera a Noite” cuja performance junto com a maquiagem cheia de queimaduras surpreende e pede que ele ocupasse mais tempo em tela.

Estranha Presença” é cheio de boas idéias e conceitos que funcionam, só que se perde rumo ao final e ainda deixa algumas pontas soltas.

Ficha Técnica

Elenco:
Domhnall Gleeson
Will Poulter
Ruth Wilson
Liv Hill
Charlotte Rampling
Oliver Zetterström
Kathryn O’Reilly
Harry Hadden-Paton
Anna Madeley

Direção:
Lenny Abrahamson

Produção:
Andrea Calderwood
Gail Egan
Ed Guiney

Fotografia:
Ole Bratt Birkeland

Trilha Sonora:
Stephen Rennicks

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑