Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer (“Me and Earl and the Dying Girl”)

Comédias, sejam dramáticas ou não, sobre o período escolar é um daqueles temas mais massacrados em Hollywood que manufatura em diversas formas e tamanhos. Por isso é bom ver uma abordagem tão original, tanto do ponto de vista narrativo quanto estético. Thomas Mann (“Amityville: O Despertar”) é Greg que faz o possível pra não ser notado na escola mantendo um perfil discreto e genérico e, junto com seu amigo Earl (RJ Cyler de “Máquina de Guerra”) gostam de fazer filmes caseiros de baixo orçamento parodiando grandes clássicos (se alguém já viu o ótimo “Rebobine Por Favor” vai notar a inspiração). Até que ele é obrigado pela mãe a visitar uma colega de escola que está com câncer, Rachel (a linda Olivia Cooke de “O Sinal: A Frequência do Medo”). Eles desenvolvem uma peculiar relação de amizade que vai aos poucos conquistando o espectador.

O primeiro segredo disso está nas entrelinhas, na forma como o diretor Alfonso Gomez-Rejon mistura estética com a narrativa: sua câmera sempre passeia por ângulos improváveis e seus movimentos parecem contar a história junto com a ótima narração em off do protagonista. Mérito também do fotógrafo Chung-hoon Chung de “It – A Coisa“. Esta última também é a segunda sacada, pois ela é vista do ponto de vista de Gregg que não necessariamente espelha a realidade, ficando num misto de percepção com aspiração que pode (e vai) surpreender o público, principalmente no último ato.

O ritmo também é um fator crucial, pois cria a conexão entre os personagens e depois a desafia, chegando ao ponto de fincar o pé numa dura realidade próximo de seu desfecho onde a balança entre comédia e drama curiosamente balança, mas não bagunça o contexto narrativo e se mostra consistente com a proposta geral da produção. Finalmente a diversificada e tocante composição do mestre Brian Eno (“Um Olhar do Paraíso”) faz com que a trilha sonora se transforme em um personagem à parte dentro da história.

Baseado no livro homônimo de Jesse Andrews, “Eu, Você e a Garota que Vai Morrer” tem muito mais em lição de vida do que meramente numa comédia ou num drama, com alta qualidade e valor artístico e com a satisfação que vai depender de que tipo de mensagem o espectador quer receber.

Curiosidades:

– A casa de Gregg no filme é a casa onde o autor Jesse Andrews passou a sua infância e a escola que os personagens frequentam foi a escola também do autor.
– A parte onde uma foto do Wolverine no quarto de Rachel fala (na imaginação de Gregg) é dublada pelo próprio Hugh Jackman!
– Ao todo são 47 filmes que são parodiados por Gregg e Earl.

Ficha Técnica

Elenco:
Thomas Mann
RJ Cyler
Olivia Cooke
Nick Offerman
Connie Britton
Molly Shannon
Jon Bernthal
Matt Bennett
Katherine Hughes
Masam Holden
Bobb’e J. Thompson

Direção:
Alfonso Gomez-Rejon

Produção:
Jeremy Dawson
Dan Fogelman
Steven Rales

Fotografia:
Chung-hoon Chung

Trilha Sonora:
Brian Eno
Nico Muhly

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑