Ex Machina – Instinto Artificial (“Ex Machina”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

Domhnall Gleeson de “Invencível” é Caleb, um jovem programador da gigante das buscas Blue Book (Google seria propaganda demais), o qual é convidado para passar uns dias com o dono da empresa, o recluso Nathan (Oscar Isaac de “O Ano Mais Violento”, inclusive dos mesmos produtores deste filme). O que Caleb não sabia é que ele participaria de uma experiência com o primeiro robô que Nathan clama ter uma verdadeira inteligência artificial, chamada Ava (a linda Alicia Vikander de “O Sétimo Filho”).

Com efeitos especiais irretocáveis, Alicia Vikander aparece com um esqueleto metálico e apenas mãos e rosto com uma pele sintética, mas sua atuação aliada a esses efeitos, fazem da sua personagem uma atração a parte. O teste que Caleb faz com Ava é o Teste de Turing (quem viu “O Jogo da Imitação” sabe o que é) e consiste basicamente em provar que um robô pode passar despercebido como humano. Presos na casa de Nathan como um ambiente controlado, os três entram no jogo de gato e rato onde ninguém sabe quem manipula e quem é manipulado, aumentando gradativamente o suspense e a tensão entre os personagens.

O design de som é perfeito ao imprimir um ruído quase ameaçador vindo do robô quando ele se aproxima, como se anunciasse um perigo instintivo. Dessa mesma forma a combinação dos sons, movimento e diálogos de Ava a torna quase indecifrável. Mesmo assim o diretor Alex Garland tem o cuidado de manter a complexidade entre todos os personagens, tornando qualquer a possibilidade de desfecho aceitável.

O diretor de fotografia Rob Hardy (do ótimo drama “Broken”) é fera em enquadrar a grande mansão de Nathan de forma claustrofóbica, ao mesmo tempo em que faz tomadas externas belíssimas e também mostra no seu desfecho um jogo de sombras humanas emblemáticas e fundamentais à narrativa.

Talvez a maior proeza de Ex Machina é explicar a inteligência artificial de uma forma simples e acessível além de passar a clara mensagem de que o futuro está logo ali. O filme também. Não perca.

Curiosidade (só pra quem viu o filme, então passe o mouse para ver): Pouco antes do último encontro entre Ava e Caleb, aparece na “Ava – Sessão 7”, mesmo que não tenha havido nenhum teste naquele momento. Isso é porque durante todo o tempo, era Ava quem estava testando Caleb.

Ficha Técnica

Elenco:
Domhnall Gleeson
Oscar Isaac
Alicia Vikander
Sonoya Mizuno
Corey Johnson

Direção:
Alex Garland

Produção:
Andrew Macdonald
Allon Reich

Fotografia:
Rob Hardy

Trilha Sonora:
Geoff Barrow
Ben Salisbury

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑