Exorcismus – A Possessão (“La posesión de Emma Evans”, Espanha, 2010)

Genre :

Quem já viu vários filmes sobre exorcismo, não tem muita dúvida do que acontece: geralmente uma garota é possuída e vem um padre para implementar essa pratica controversa do exorcismo. Neste terror espanhol que estranhamente é falado em inglês (talvez para ganhar o mercado americano), seus realizadores conseguiram manter essa linha, porém fazendo pequenas mudanças que fazem toda a diferença frente a exemplares do gênero.

Revoltada com a vida, a adolescente Emma (Sophie Vavasseur de “Amor e Inocência“) faz um ritual e sem querer desperta um demônio que a possui. Gradativamente – como em todo filme sobre o tema – os sintomas ficam mais evidentes, até num ponto insuportável em que a família chama o padre (o ator televisivo Stephen Billington), na verdade o próprio tio de Emma e protagonista de um escândalo por ter se envolvido na morte de uma garota durante um exorcismo, para tentar conter a situação.

Produzido por Julio Fernández dos sucessos “REC” e “REC2” é interessante notar como a obra passa a maior parte do tempo durante o dia e geralmente usa uma paleta de cores claras e suaves para confrontar o fato de que fenômenos de horror não é exclusividade de cenas noturnas ou soturnas. Outro fator importante é o fato de que o roteiro não poupa ninguém, isto é, a partir de determinado momento sabemos que qualquer personagem pode estar marcado para morrer independente do estereótipo. Isso faz com que o espectador fique ansioso e preocupado com quem pode sofrer as conseqüências do mal instalado.

E finalmente conseguiram fazer uma história que foge do padrão do gênero, adicionando um elemento surpresa, isto é, uma reviravolta revelada apenas no terceiro ato. Talvez o único ponto realmente negativo é que na tentativa de se guardar essa tal reviravolta, entre outras surpresas, a narrativa acaba entrecortada por idas e vindas ao passado. Mesmo sendo um recurso amplamente utilizado, aqui chega quase à exaustão.

Contudo nem isso tira o brilho de “Exorcismus – A Possessão“, um terror diferente, assustador em sua própria concepção e com um desfecho sem dó nem piedade. Recomendado aos apreciadores do gênero.

[rating:4]

Ficha Técnica

Elenco:
Sophie Vavasseur
Doug Bradley
Stephen Billington
Tommy Bastow
Richard Felix
Brendan Price
Jo-Anne Stockham

Direção:
Manuel Carballo

Produção:
Julio Fernández

Fotografia:
Javier Salmones

Trilha Sonora:
Arnau Bataller

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑